sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Zero Dark Thirty

Título Original: Zero Dark Thirty
Título Português: 00:30 A Hora Negra
Realizado por: Kathryn Bigelow
Actores: Jessica Chastain, Jason Clarke, Kyle Chandler, Joel Edgerton, Chris Pratt, James Gandolfini, Jennifer Ehle
Data: 2012
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 157 mins.
M/16
Cor e Som











Após o excelente The Hurt Locker, uma das melhores produções americanas dos últimos anos, Kathryn Bigelow regressa com aquela que pretende ser a exposição da investigação que levou à morte de Bin Laden no Paquistão através dos olhos de Maya, a agente da CIA interpretada por Jessica Chastain. Zero Dark Thirty segue os trâmites de thriller de investigação, policial e política, sempre sóbrio, calculado, com cada cena realizada e escrita de forma exemplar e essencial, sem espaços para devaneios, tudo "comme il faut".
Se o que vemos no écran durante as duas horas e meia de filme corresponde à realidade nunca saberemos com exactidão, mas a verdade é que o que foi exposto incomodou muita gente, e só por isso diria que Zero Dark Thirty é já um filme importante. No entanto, exactidões à parte, mesmo que este fosse um filme com um argumento 100% fictício, seria sempre muito bom. 
A realização, tal como em Hurt Locker está no topo. Os adjectivos já acima referidos fazem de Zero Dark Thirty uma constante tensão e fome para ver o que se vai desenrolar a seguir. A forma limpa, exacta, como as cenas estão filmadas e os diálogos encaixados não cansam o espectador num filme que passa grande parte do tempo em corredores de escritórios. Tudo isto sob o véu de obsessão que se traduz na personagem de Jessica Chastain, a jovem agente da CIA que dedica uma década da sua vida a levar a investigação para localizar Bin Laden em frente, dia após dia. Esta obsessão é também adjectivo que cobre todo o filme: a sede de capturar o homem mais procurado do Mundo que cria toda a antecipação para um clímax de antologia, a fase final do filme onde a equipa de operações especiais da marinha dos Estados Unidos invade a suposta casa onde Bin Laden está escondido. E elogie-se desde já, é uma das melhores cenas de operação especial já filmadas em cinema.
A par de Jessica Chastain, a justa vencedora para Óscar de melhor actriz de 2012, o destaque vai para Jason Clarke. A sua personagem, o agente da CIA, interrogador, está incrivelmente bem construída, demonstrando com clareza e eficácia a humanidade de quem está envolvido numa investigação deste calibre. Também se destaca Kyle Chandler (que participa adicionalmente em Argo), enquanto superior de Maya e Chris Pratt, enquanto um dos soldados das forças especiais.
Zero Dark Thirty, apesar de não estar ao nivel de Hurt Locker, é um filme notável, provavelmente o melhor thriller do ano. Kathryn Bigelow sem dúvida continua a surpreender com a sua refrescante visão da guerra. Este seria um justo vencedor para melhor filme do ano. Infelizmente toda a polémica que o envolve impede-o de ser ainda mais notado.

Nota:

Sem comentários: