terça-feira, 23 de setembro de 2008

The Hamiltons

Título Original: The Hamiltons
Título em Português: The Hamiltons
Realizado por: Michael Altieri
Actores: Cory Knauf, Samuel Child, Joseph McKhelheer, Mackenzie Firgens
Data: 2006
País de Origem: EUA
Duração: 86 min.
M/18Q
Côr, Som










“Now we're just trying to be an ordinary family. Trying to figure out where we fit in the world.”

A premissa de abertura do filme contrasta com um autêntico freak show que se seguirá.
The Hamiltons apresenta-se inicialmente como um drama familiar, mas rapidamente o espectador mergulha numa dimensão surpreendente com laivos gore e devaneios dignos de filme de terror. Contudo, The Hamiltons esforça-se para não estabelecer o compromisso com este género e com as suas vertentes mais clássicas. Com a evolução da história vão desfilando á nossa vertente um conjunto de personagens mergulhadas num mundo de violência e promiscuidade tais que facilmente se torna fascinante. E por isso lá nos deixamos ficar por ali, a observar emaranhados no conceito cada vez mais violento e insano em que nos vemos transformar aquela família. Ao mesmo tempo o nosso cérebro vai inconscientemente procurando em pequenos sinais e momentos algum ponto comum entre nós e a realidade familiar que nos rodeia com as figuras bizarras que protagonizam a acção. The Hamiltons esforça-se por isso, esforça-se por a cada momento nos afastar mais, daqueles que vemos no ecrã, esforça-se para que não possamos encontrar nada nosso naquela família, no fundo para que não vejamos nela, nada de humano. The Hamiltons evolui procurando sempre o choque e o escândalo acompanhado de uma imprevisibilidade que o torna fascinante.
Psicologicamente The Hamiltons é um autentico turbilhão de onde só muito raramente conseguimos extrair uma pinga de humanidade, e nesses momentos mesmo quando as coisas parecem poder articular-se voltamos a confundir-nos com a torrente de contradições que se seguem.
Isto é The Hamiltons, quando o drama familiar se transforma numa abordagem psicológica com traços de terror. O resultado poderia ser perfeito se no fim, Mitchel Altieri não caísse no erro que tão bem caracteriza grande parte dos criadores que se aventuram pelo universo gore do terror, o eterno drama de tentar simplificar a complexidade bem sucedida do seu conceito em algo muito mais simples para que seja fácil de entender, e aí The Hamiltons arrisca-se perigosamente a cair na banalidade, salva-se pela profundidade e força psicológica que o transformam num dos filmes mais brutais e originais dentro do género.

Nota:

Sem comentários: