sábado, 17 de outubro de 2009

The Descent

Titulo Original: The Descent
Titulo Português: A Descida
Realizado por: Neil Marshall
Actores: Shauna Macdonald, Natalie Jackson Mendoza, Nora-Jane Noone, Alex Reid, Saskia Mulder, MyAnna Buring
Data: 2005
País de Origem: Reino Unido
Duração: 100 mins
M/16
Cor e Som










Apetecia-me ver um filme de terror bom e pedi a um amigo que me aconselhasse. E assim surgiu The Descent, agora um dos meus filmes favoritos. No meio de tanto remake, sequela e prequela dentro do género, este é um filme original que se destaca por mérito próprio. Neil Marshall é o responsável, já tendo sido aclamado pelo seu filme anterior Dog Soldiers. No entanto foi A Descida que foi aclamada pela crítica como "obra prima". E não está longe da verdade. 6 amigas já com alguma experiência na matéria decidem descer uma caverna dita virgem e explorá-la. No entanto, após uma derrocada inesperada que sela totalmente o caminho por onde vieram, e já muitas centenas de metros abaixo do solo, presas e sem qualquer indicação de existência de uma outra saída a sua amizade irá ser posta à prova. Quando vi The Descent não tinha qualquer expectativa do que se ia tratar, apenas sabia que iria envolver a exploração de uma caverna. E durante boa parte do filme realmente é, e o mais interessante é que é um thriller logo desde o primeiro minuto. O desafio de conseguir descer grandes precipícios dentro da caverna e a expectativa criada para o que vai acontecer é só por si inquietante e imersivo. Poder-se-ia considerar esta primeira hora de filme como sendo de aventura.. Mas é depois disto que tudo se torna realmente interessante. Como já disse não fazia ideia do que era para acontecer no filme já que nem tinha lido nada sobre ele, e eis se não quando a já intensa aventura de sobrevivência natural do grupo ganha um novo factor muito mais mortífero e aterrador quando percebem que estão a ser observadas por algo que a inicio não conseguem explicar. Aí todos os outros factores que já nos estavam a assombrar são levados ao extremo: a claustrofobia, o isolamento, silêncio e a possibilidade de ali ficarem para sempre, sendo que agora estão a fugir de criaturas aterrorizantes. Aliás a primeira aparição de uma dessas criaturas é sem dúvida um dos momentos da minha vida onde mais medo senti.
O ingrediente chave que fez deste filme algo tão soberbo foi o realismo em parte devido ao limitado orçamento do realizador britânico. Nada é feito a computador e, embora os cenários subterrâneos utilizados sejam sempre recriações em estúdio, a forma como são apresentados não nos faz duvidar do seu realismo nem por um segundo, e depois o facto de a única iluminação existente ser proveniente das lanternas e neons das raparigas dá uma sensação ainda mais imersiva, e por sua vez acaba por atribuir diversas cores aos cenários cavernosos por onde passam, o que também torna o filme interessante nessa categoria. Falando ainda em realismo, nota máxima para os elogiados/malditos efeitos "gore", que a meu ver são sobretudo necessários. Tudo isto para dizer que o ambiente é perfeito.
O único factor negativo e que me leva a não atribuir nota máxima a The Descent é o facto de por vezes se notar a inexperiência das actrizes que nalguns momentos finais do filme, infelizmente não estão tão convincentes como se pretendia, notando-se também algum exagero quando as heroínas se tornam quase "guerreiras". O outro pormenor negativo é o facto do pouco tempo do filme não conseguir explorar na perfeição todas as 6 personagens. A mais importante dessas relações passadas entre as personagens apenas é entendível se for prestada a devida atenção ao inicio do filme, o que é aplaudivel ao não tomar o espectador por burro. No entanto 3 das 6 raparigas, devido aos poucos traços físicos que as diferenciam e mesmo de personalidade fazem com que se confundam durante grande parte da película. É necessária mesmo muita atenção para se entender tudo o que está subentendido nas acções das personagens ao longo do filme, o que não deixa de ser bom mas talvez desnecessário. O próprio final deixa várias interpretações em aberto para o espectador.
Concluindo, este é um filme visualmente deslumbrante e sobretudo sensacionista. Faltava apenas um pouco de maior experiência nas actrizes, o que é perfeitamente desculpável pois conseguem atingir aquilo que é pretendido. Um clássico do thriller de terror moderno.

Nota:

Sem comentários: