quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Flatliners

Titulo Original: Flatliners
Titulo Português: Linha Mortal
Realizado por: Joel Schumacher
Actores: Kiefer Sutherland, Kevin Bacon, Julia Roberts, William Baldwin, Oliver Platt
Data: 1990
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 115 min
M/16
Cor e Som







Tendo já visto e gostado muito de 8mm, um dos filmes de Joel Schumacher, de 1999 (já criticado neste blog), tive a oportunidade de ver esta maravilhoso Flatliners. 5 estudantes de medicina (os que compõe o cast) decidem descobrir o que acontece após a morte e assim começam um ciclo de paragem cardíacas e consecutivas reanimações. Ao início o filme é apenas um muito original e surpreendente filme científico, mas rapidamente se transforma num imersivo thriller sobrenatural, quando os erros do passado cometidos por cada um dos estudantes que se submeteram a esta experiência os começam a perseguir. Por vezes na forma de ilusões, outras até por violência física. E por enredo fico-me por aqui.
As personagens estão muito bem exploradas. Elas são tratadas tanto individualmente numa esfera mais pessoal e depois socialmente quando estão em grupo, demonstrando as suas fortes relações, quer sejam de amizade, interesse ou amor. Kiefer Sutherland está muito bem como sempre, interpretando um jovem ousado e corajoso, por vezes irónico e até cínico. Kevin Bacon é o estudante rebelde mas inteligente, que inicialmente se opõe à ideia de realizar a experiência. Julia Roberts é a rapariga sensível com um passado bastante negro, e que participa na experiência por curiosidade e interesse profissional. William Baldwin é o menino bonito que ilude e se aproveita de qualquer rapariga. Oliver Platt interpreta o racional e algo cobarde estudante, que apenas fica a ver e dar orientações durante as experiências.
A realização está mais uma vez muito boa. A atmosfera do filme está rodeada de loucura, cores escuras e imagens de pura beleza. Transmite medo, ódio e até repulsa por certas personagens, e muitas vezes acaba por fazer exactamente o contrário. É interessantíssima a forma como cada uma das personagens reage às obscuras consequências desta experiência, sendo também espantoso aquilo que as personagens fazem para eliminar o seu passado, quer seja de forma honesta ou não...
É um excelente thriller muitissimo original, e que me surpreendeu na qualidade de riqueza de diálogo e personagens. Um filme a ter em muito boa conta.

Nota: 3/5

Outras Notas:
Miguel Patrício: 2/5

Sem comentários: