quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Captain Tsubasa J

Título Original: Captain Tsubasa J
Título em Português: Super Campeões
Baseado no manga de: Yoichi Takahashi (Captain Tsubasa)
Actores: Nozomu Sasaki, Nobuyuki Hiyama, Masami Kikuchi, Shinichiro Miki, Megumi Ogata, Akira Ishida, Yuko Kobayashi
Data: 1994-1995
País de Origem: Japão
Duração: 24 minutos (epsiódio)
M/6Q
Cor, Som





"Captain Tsubasa", um manga (banda desenhada japonesa) de Yoichi Takahashi, teve um sucesso impressionante nos anos 80 por ser o primeiro manga como tema o Futebol. Foi produzido o anime (desenhos animados japoneses) na mesma década, sendo uma adaptação 100% fiel ao manga original. O anime também teve o seu êxito. Anos passaram até chegar uma nova versão deste anime acerca de Futebol: "Captain Tsubasa J". Com os desenhos melhorados e com uma banda sonora totalmente renovada, esta nova adaptação (não sendo 100% fiel ao manga) é incomparavelmente mais curta em relação à versão original, mas tem a sua marca, introduzindo o novo manga de Takahashi, "Captain Tsubasa: World Youth".

Tsubasa Oozora (Nozomu Sasaki) é um jovem de 11 anos que foi viver para uma nova cidade aonde pôde finalmente jogar o seu desporto favorito, Futebol. Passa a representar uma escola, Nankatsu, conhecendo vários amigos e rivais. Enfrenta o seu primeiro rival, Genzo Wakabayashi (Shinichiro Miki) representando a equipa Shutetsu, no primeiro jogo oficial de Tsubasa. Forma-se nesse mesmo jogo a famosa Combinação de Ouro, Tsubasa Oozora e Taro Misaki (Megumi Ogata/ Akira Ishida). Este iria ser o primeiro passo para a conquista do sonho de Tsubasa, ganhar o Campeonato do Mundo ao serviço da selecção japonesa. Vemo-lo a jogar no seu primeiro Torneio Regional e Torneio Nacional. Após estes 33 episódios da infância de Tsubasa, seguimos o trajecto de um jogador japonês chamado Shingo Aoi (Masami Kikuchi), sendo o início do manga "Captain Tsubasa: World Youth" que vai para Itália para poder se tornar num jogador da Série A (primeira liga italiana) e jogar lado a lado com Tsubasa Ohzora, o seu ídolo, na selecção japonesa para alcançar a vitória do Campeonato do Mundo. O anime acaba com a selecção japonesa a enfrentar a selecção do Uzbekistão, terminando com um resumo feito por Shingo Aoi. O manga continua mostrando várias batalhas entre China, Mexico, Uruguay entre muitas outras.

Este anime que nos traz morais como a importância da amizade, a força de vontade e a determinação para alcançar os nossos sonhos fá-lo de forma soberba, porque Tsubasa é exemplo disso tudo: sem eles, jamais poderia seguir em frente. Por exemplo, quando a selecção japonesa está toda desgastada sem forças para continuar, chega Tsubasa para lhes recordar dos seus sonhos e, deste modo, ultrapassar as barreiras e os obstáculos dessas metas. A banda sonora consegue enriquecer esses momentos atribuindo músicas inesquecíveis aos espectadores. Apesar de os jogos serem um surrealismo/ irrealismo um pouco conotado, se não fosse por ele, talvez a série não tivesse o êxito que teve, criando, assim, cenas marcantes do anime como, por exemplo, jogadores a saltarem em cima das barras para chegarem à altura da bola, ou, então, a bola a furar a rede, entre muitos outros exemplos. Os movimentos de cada um estão bem desenhados e demonstrados dando uma certa fluidez ao jogo e à série em si. Esta série de 47 episódios (o anime original tem 128 episódios), sendo os primeiros 33 um resumo de uma parte do manga/ anime e os restantes 14 episódios uma nova história não encontrada, nem no manga, nem no anime, é muito do que a infância precisa: através do valor da amizade, é possível seguir em frente e alcançar os nossos sonhos.

"The World Cup! My dream is the World Cup! I must reach the World Cup! IKE!" - Tsubasa Oozora

Nota: 5/5

Outras Notas:
Miguel Patrício: 3/5
David Bernardino: 5/5

Sem comentários: