segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

The Simpsons

Título Original: The Simpsons
Título em Português: Os Simpsons
Criado por: Matt Groening
Vozes: Dan Castellaneta, Julie Kavner, Nancy Cartwright, Yeardley Smith
Data: 1989-...
País de Origem: Estados Unidos
Duração (episódio): 22 minutos
M/12Q (alguns episódios)
Cor, Som



Como caracterizar uma série sobre a qual tudo se sabe? Como falar de uma das séries mais conhecidas do mundo se já não há nada de novo para dizer? Como tornar este post realmente interessante? Sendo que se fala dos Simpsons, será que é possível fazer com que alguém leia este post sem ficar aborrecido? Será assim tão entediante criticar um dos programas de televisão mais comerciais do globo? Penso que um blog de cinema tem de ser perspicaz e original nas suas observações, mas penso que a um blog que se preze, não lhe podem escapar certas obras televisivas, como esta.
Para tentar tornar isto tudo possível, vou começar de forma diferente, algo descabida até. Não há quase ninguém que não goste de Simpsons. Há sempre aqueles que pensam que não gostam, que dizem que não gostam, mas a verdade é que não há uma única pessoa que nunca tenha visto um episódio desta série americana. Sim, o humor desta série criada por Matt Groening não é muito novo, são 18 seasons com o mesmo espírito, e séries como Family Guy ou American Dad (ambas criadas por Seth MacFarlane) pegaram nesse humor e deram-lhe um toque diferente. Mas existem várias coisas que marcaram e que continuam a marcar este programa transmitido por todo o mundo. A começar pela família em si. Homer Simpson (o meu personagem preferido) é o espelho de muitos pais de família americanos, que são completamente alheios ao que os rodeia e que a vida se limita a trabalhar, beber a cervejinha, comer que nem um animal e ir ao estádio ver futebol americano e basebol. Marge, com aquele cabelo tão irreverente, é o oposto do seu marido, sendo correcta, bem-educada e simpática, tentando corrigir os erros constantes no seu marido. Lisa, a filha mais velha, é a típica marrona que não vê vida além dos livros e do seu saxofone, sendo contra balanceada por Bart, o mal comportado e sempre em sarilhos dos Simpsons. Por último, o bebé Maggie, que se adapta incrivelmente à vida absurda que a sua família leva. Os restantes personagens são os amigos de Homer, tendo o mesmo comportamento que ele mas por vezes ao quadrado, os vizinhos dos Simpsons, e neste grupo há que destacar Flanders, que apesar de aparentar ser um ser bondoso e simpático, por vezes revela o contrário. Quanto a outros, existem muitos mais, com imensas coisas a apontar-lhes, mas não tendo tempo e espaço para isso, apenas quero destacar o vendedor indiano, reflexo da discriminação racial nos Estados Unidos, o vendedor (não tenho a certeza se o é) escocês, sempre muito honesto e directo nas suas observações, o patrão de Homer, o famoso e mal amado Mr. Burns, sempre arrogante e com uma deficiente capacidade de comunicação com outros seres e o palhaço Krusty, que é o palhaço menos palhaço de sempre. Todas as personagens em Simpsons são interessantes, tendo sempre qualquer coisa de bizarro e em que a conjugação de cada uma torna a série exactamente aquilo que ela é: uma mistura de crítica social (talvez um pouco abafado este conceito, dado o teor mais comercial da série) e de humor sem papas na língua. A aparição inesperada de celebridades americanas, tal como em Family Guy e outros, adiciona outra esfera humorística ao universo limitado pela pequena cidade de Springfield. De afirmar também que não vemos pessoas com caras e corpos amarelos em mais nenhum lado na televisão. Por último, só uma nota em relação ao genérico, que em todos os episódios, mantem-se o princípio, mas a maneira como todos se sentam à volta do televisor é sempre diferente! Penso que isso merece um aplauso.
Peço desculpa se realmente não consegui dar a volta que queria dar a este tema, mas a verdade é que Simpsons sempre será uma boa série, apesar de ter a idade dos autores do blog e do seu humor já não ser novo. Contudo penso que enquanto esta série existir, cada episódio terá piada, não como os primeiros, obviamente, mas Simpsons foi, é, e será sempre uma série de eleição, que eu sempre verei com prazer.

Nota: 5/5

Outras Notas:
Miguel Patrício: 5/5

David Bernardino: 3/5
Pedro Mourão-Ferreira: 5/5
RMC: 5/5

2 comentários:

Anónimo disse...

critica bem estruturada. No entanto, o autor obviamente não conhece o universo dos simpsons e não aprofunda a sua critica. Demasiado superficial.

Anónimo disse...

Caro Anónimo, aceito e compreendo a tua crítica, mas para dizer tudo sobre os simpsons precisaria de um texto do tamanho equivalente ao dobro da crítica ao Lost, pelo David. Contudo, percebo o defeito apontado. Imensas personagens ficaram por destacar e montes de pormenores por descodificar. "Quanto a outros, existem muitos mais, com imensas coisas a apontar-lhes, mas não tendo tempo e espaço para isso(...)"