sábado, 23 de dezembro de 2006

The Lion King

Título Original:The Lion King
Título Português: O Rei Leão
Realizado por: Roger Allers, Rob Minkoff
Actores: Jonathan Taylor Thomas, Matthew Broderick, James Earl Jones, Jeremy Irons, Robert Guillaume, Rowan Atkinson, Whoopi Goldberg
Data: 1994
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 85 min.
M/6Q
Cor, Som



Nasce o Sol e ouvimos uma música realçando o ambiente de um safari. Um tucano, Zazu (Rowan Atkinson), a voar mostrando Leões em cima de uma pedra, a Pedra do Reino. Animais fazem a vénia perante o nascimento do filho do rei a ser erguido por um babuíno, Rafiki (Robert Guillaume). Aparece o título. Um início épico nos filmes da Disney. De imediato, somos levados numa grandiosa aventura.

Simba (Jonathan Taylor Thomas/ Matthew Broderick), filho do rei Mufasa (James Earl Jones), é a personagem central desta história. Scar (Jeremy Irons), tio de Simba, deixou de ser o herdeiro ao trono após o aparecimento do sobrinho. Decide criar um plano dando origem a uma tragédia: a morte de Mufasa. Simba exila-se, jurando nunca mais voltar culpando a sí a causa da morte do seu pai. Um dia, apercebe-se do rumo do seu destino: aparece diante dele a figura do seu pai nas nuvens a indicar-lhe o caminho no ciclo da vida - enfrentar Scar para se tornar no devido rei. Simba apercebe-se do seu erro e volta ao seu reino para defrontar o seu destino.

Este grande filme da Disney é soberbo, não só pela história, mas também pela qualidade de imagem que nos é oferecida mais a excelente banda sonora composta por Hans Zimmer, Elton John e Tim Rice. Já em Bambi, a Disney tinha feito o mesmo, mas não exposto desta forma: sem a banda sonora riquíssima, por exemplo, não teria tido o mesmo impacto no público. Ficamos ainda mais agarrados à história. Encontramos mensagens como a amizade, o amor e a determinação que é importante demonstrar.

O filme contém o essencial. O problema, muitas vezes, é como se apresenta-o. "The Lion King" fá-lo de forma a que o mundo infantil possa recordá-lo para sempre: a banda sonora e a qualidade de imagem, graças aos efeitos especiais da altura, reforça as cenas de alegria e de tristeza, tornando-as inesquecíveis.

"Remember who you are" - Mufasa

Nota:

Outras Notas:
Miguel Patrício: 3/5
RMC: 3/5
David Bernardino: 3/5

Sem comentários: