quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

An Incovenient Truth

Título Original: An Inconvenient Truth
Título em Português: Uma Verdade Inconveniente
Realizado por: Davis Guggenheim
Actores: Albert Arnold Gore Jr.
Data: 2006
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 100 minutos
M/6Q
Cor, Som










Este é o documentário em que se oficializa um pouco mais aquilo que já se sabe há muito: as desmedidas emissões de carbono têm que parar. Neste documentário, temos o porquê disso, visto que apenas alertar para o facto não tem servido de muito. Al Gore, conceituado político na área do ambiente, defensor da protecção do mesmo e, sendo mais conhecido por este último “rótulo”, finalista vencido das eleições em 2000 para a presidência americana (por uma margem mínima), é quem justifica a necessidade de se cortarem estas emissões.
Neste filme, acompanhamos um dos “slideshow” de Al Gore pelo seu país, em que este, através de diapositivos simples, apelativos e esclarecedores transmite a ideia da urgência de um maior cuidado com a poluição gerada pelo ser humano. A explicação é bastante básica até. Grande parte dos gases emitidos pelo homem para a atmosfera faz com que o efeito estufa, que permite manter uma certa temperatura na terra, seja reforçado, elevando a temperatura acima dos níveis ideais, pela maior conservação de calor na atmosfera. Esta subida da temperatura causa, por sua vez, o degelo dos glaciares nos pólos, transformando-se o gelo em água, que força a subida do nível médio das águas a nível mundial. E a emissão de gases poluidores está a aumentar cada vez mais. E isto por si mesmo já é um problema, mas não é o único. O aumento da temperatura tem provocado rupturas na ordem estrutural da natureza. As suas consequências, obviamente, seguem-lhe o caminho destrutivo.
Antes de vermos o filme, é normal pensarmos que mais de uma hora sobre este assunto é insuportável. Mas, surpreendentemente, não é. Pode-se pensar que algo tão simples de explicar como isto não se pode prolongar muito mais que vinte minutos. Mas Al Gore consegue-o fazer em muito mais tempo e de uma forma bastante interessante. Quando saí do filme, achei que Al Gore nunca devia ter entrado na política, apesar de ter quase chegado ao supra sumo da esfera política americana, pois este tipo de apresentações são mesmo o seu grande talento. Ele consegue tornar o simples ainda mais simples, tornando o espectador ciente de que, com pequenas acções se podem obter largas consequências. São mostrados todo o tipo de gráficos, quadros e outras figuras estatísticas, fotografias e vídeos, relacionados com a degradação do ambiente no planeta Terra. O melhor é que penso que Al Gore consegue fazer passar não só a gravidade da situação mas também a necessidade de agir na resolução deste problema.
Ainda assim, temos cenas que não se passam no palco onde Al Gore actua. Temos momentos calmos de reflexão deste, e temos a sensação que ouvimos os seus pensamentos, pelo ambiente sereno á sua volta e pela sua concentração na preparação das suas apresentações. A nível técnico, o filme é bem concretizado, pelos planos pouco mexidos nas reflexões de Gore mas mais dinâmicos nas suas apresentações. Penso que é um documentário perfeitamente adequado ao nosso quotidiano e que o devemos levar não como mais um documentário, mas como um aviso de amigo. A bem do futuro.

Nota: 3/5

Outras Notas:
Miguel Patrício: 1/5
David Bernardino: 2/5

Pedro Mourão-Ferreira:

RMC: 3/5

1 comentário:

Anónimo disse...

Peco desculpa mas vou ter mm de discurdar da nota dada a este filme, eu daria no maximo um 6... Este e mais um filme/ documentario sobre poluicao, entre este e uma reportagem sensasionalista da tvi nao existe qq diferenca, apenas no facto de ter como cara o senhor al gore.. que realmente tem muito jeito para conferencia e para "slideshows". Devo porem salientar q e de louvar que este, independetemente dos meios q tenho usado, tenha tentado consciencializar o mundo para o q o facto de estarmos a destruir o planeta. Apesar de toda a propaganda politica, de todo o sencionalismo tem esse credito, mas nao e um bom filme!!! e um filme q nunca receberia 7 e 8 valores em 10!