sábado, 27 de janeiro de 2007

From Hell

Título Original: From Hell
Título em Português: A Verdadeira História de Jack, o Estripador
Realizado por: The Hughes Brothers (Allen Hughes e Albert Hughes)
Actores: Johnny Depp, Heather Graham, Ian Holm, Robbie Coltrane
Data: 2001
Países de Origem: Estados-Unidos/ Inglaterra/ República Checa
Duração: 122 min.
M/16Q
Cor, Som







No final do século XIX, as ruas de Londres corriam perigo devido a um assassino: Jack, o Estripador. Esta história ficou famosa pelo horror que transmitiu. The Hughes Brothers realizaram um filme baseado nesta história verídica em 2001, tentando retratar esse mesmo horror: "From Hell". Este filme de terror e de mistério à Sherlock Holmes, de certa forma, capta a atenção do espectador desde o primeiro minuto até ao último.

Londres, finais do século XIX (1888 para ser mais preciso): gangs dominavam as ruas pobres tirando proveito do trabalho sujo das prostitutas. De repente, surge um número elevado de crimes sendo todos eles do mesmo tipo: vítimas com um corte no pescoço tendo sido estripadas. O inspector Frederick Abberline (Johnny Depp) juntamente com o seu companheiro, o sargento Peter Godley (Robbie Coltrane), iniciam uma investigação acerca dos assassinatos ocorridos. Todos as vítimas eram prostitutas e o criminoso, através de provas, pertencia, provavelmente, à classe alta. Durante o desenrolar do filme, vemos recorrentemente memórias de Frederick acerca do seu primeiro amor e a maneira como isso o influencia quando encontra o seu segundo: Mary Kelly (Heather Graham), uma das prostitutas em perigo de perder a vida, sendo um dos alvos do Estripador. Frederick pede ajuda a Mary Kelly para saber a relação que ela tinha com as vítimas e tentar perceber a razão do Estripador por retirar determinados órgãos das mesmas. No entanto, o inspector não quer que ela se envolva demasiado no caso, porque tem receio de perdê-la. Por isso, Frederick terá que se esforçar para que tal não aconteça e, ao mesmo tempo, desvendar o mistério e a identidade de Jack, o Estripador.

A realização é extremamente boa, porque consegue fazer com que o público fique agarrado ao filme durante o tempo todo. As cenas de violência estão muito bem exibidas: nas cenas dos crimes, o ambiente está escuro e aparece a piscar os momentos em que o Estripador ataca as vítimas: a cor está muito bem salientada. A música conota ainda mais o terror dessas cenas. O elenco é muito bom, mas o actor que se destaca entre todos e que melhora o filme com a sua interpretação é Johnny Depp: talvez o filme não seria tão bom sem a presença dele. A última cena é a surpresa do filme: havendo esta surpresa, enriquece o filme tornando o final sublime.

"From Hell" é um bom filme com uma muito boa realização, um bom argumento, uma banda sonora acessível agarrando o espectador ao filme sendo uma surpresa no mundo do cinema moderno.

"One day men will look back and say that I gave birth to the twentieth century" - Jack, the Ripper

Nota: 3/5

Sem comentários: