sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Paranoid Park

Título Original: Paranoid Park
Título em Português: Paranoid Park
Realizado por: Gus Van Sant
Actores: Gabe Nevvins, Daniel Liu, Taylor Momsen, Jake Miller
Data: 2007
País de Origem: Estados Unidos/França
Duração: 85 minutos
M/12Q
Cor, Som









Era uma das grandes promessas do cinema de autor para o ano de 2007. o regresso de Gus Van Sant depois de um "Paris je t'aime" que muitos consideraram incompreendido. Paranoid Park criou expectativa e curiosidade, e infelizmente não foi alem disso...
Este Paranoid Park tem muito de Elephant (na minha opinião o melhor filme da carreira do realizador americano), arriscaria até que Gus Van Sant tenta recuperar o filão que deixou...Mas o resultado acaba por ser desapontante, Paranoid Park transforma-se num "Elephant" vazio por dentro, sem suporte, sem bases, facilmente desmontável e até aborrecido.
De certa forma, acabamos de ver Paranoid Park, e pouco ou nada mudou. Essa mudança, a capacidade de provocar, perturbar e mudar o espectador, era uma das armas mais fortes de Van Sant, e em Paranoid Park ela é dramaticamente inexistente.
Um pouco como havia ensaiado em "Last Days", Gus Van Sant empenha-se em dizer-nos muito por pouco, se em Last Days o resultado já não era o melhor, em Paranoid Park, o resultado aproxima-se perigosamente do nulo. Já perdidos no universo de Paranoid Park damos por nós perdidos naquele gigante vazio revestido de uma imagem fantástica e um dos melhores trabalhos de Côr que já presenciámos. Assim este filme será um dos mais brilhantes trabalhos técnicos do cinema moderno, o que nos faz desejar que o conteúdo fosse mais aprofundado, o que poderia transformar Paranoid Park num dos melhores filmes do seu tempo.
Esse desejo é tanto maior quando nos deparamos com a exploração fotográfica que Gus Van Sant faz como ninguém, mas aí somos assombrados por um surpreendente Dejá Vú! E lá está mais uma vez, essa fatalidade chamada Elephant, recorrendo apenas á memória daremos por nós a reconhecer cenas e passagens que parecem extraídas do outro filme. A Questão coloca-se então de forma mais assustadora, e se Paranoid Park não foi apenas um acidente de percurso, e se Gus Van Sant ficou eternamente colado á imagem dos seus filmes antigos e daqui para a frente mais não fará do que transpô-la para os novos titulos? A bem do cinema resta-nos acreditar na primeira hipótese! Esperemos para ver Milk em 2009...

Nota:2/5

Sem comentários: