quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Before Sunset


Título Original: Before Sunset
Título em Português:
Antes do Anoitecer
Realizado por:
Richard Linklater
Actores:
Ethan Hawke, Julie Delpy
Data:
2004
País de Origem:
E.U.A.
Duração:
77 min.
M/12

Cor, Som











Se porventura encontrasses o par do teu dia mais especial da tua vida nove anos depois, o que aconteceria? Para muitos, a ideia de estares com uma pessoa somente durante um dia é uma fantasia. Porém, essa fantasia foi agora quebrada com o reencontro de Jesse e Celine, mas agora em Paris. Ethan Hawke, Julie Delpy e Richard Linklater, nove anos depois encontram-se e decidem criar uma sequela ao filme muito bem aclamado, "Before Sunrise", mas desta feita a história decorrerá antes do anoitecer, intitulado "Before Sunset". Tudo começa com um livro publicado por Jesse acerca de duas pessoas que aproveitaram o único dia juntos da vida deles, um dia memorável por assim dizer, e combinaram cruzarem-se de novo seis meses depois. Mas o livro fica por aqui...

A história decorre nove anos depois de "Before Sunrise". Jesse, um escritor americano, encontra-se numa livraria em Paris a publicar o seu recente livro que retrata um episódio semelhante ao qual vivido em Viena com a mulher mais especial que ele alguma vez encontrou. Acontece que, no final da entrevista feita a Jesse, aparece diante dele essa tal mulher: Celine, uma música francesa. Um novo capítulo começa e só têm até ao anoitecer para aproveitarem o tempo juntos. Como já devem ter reparado, cada um seguiu um rumo completamente diferente. Jesse seguiu a carreira de escritor. Celine, por sua vez, decidiu fazer parte de um grupo ambiental. Quando se encontram de novo, cumprimentam-se como se fossem só amigos: um ambiente esquisito envolve ambos. Decidem meter a conversa em dia passeando por Paris falando acerca de tudo o que se possa imaginar, tudo em tempo real, ou seja, tudo se passa em 77 minutos. Notamos aquela procura de fazer algo maluco como fizeram em "Before Sunrise", mas, como já são mais adultos, restringem-se sempre (ou quase sempre: um cheirinho do que o filme oferece). Comentam ambos que o dia mais lembrado de toda a vida deles é o dia passado em Viena. Novamente, há uma grande troca de opiniões, mas muitas vezes concentrada no desgosto por terem-se separado e perdido a hipótese de terem tido vidas contíguas. Jesse conta a sua vida, semelhante ao do seu Pai (conhecemos a vida do Pai de Jesse no primeiro filme) que é o oposto a de Celine: aqui encontramos as divergências entre o sexo masculino e o feminino, ou seja, a maneira como a separação de ambos afectou os seus caminhos, sendo totalmente diferentes. Celine, não querendo preocupar-se com as horas, não consegue deixar de avisar a Jesse que a hora do seu voo aproxima-se. Porém, Jesse limita-se a adiar a ida ao aeroporto afirmando que ainda tem muito tempo para apanhar o avião e a dúvida mantém-se no ar: será que apanhará o avião a tempo?

Em "Before Sunset" encontramos cenas lindíssimas desde uma conversa feita num café até a um passeio de barco pelo Sena. A realização é, de novo, de grande qualidade aproveitando ao máximo uma pequena parte de Paris. De todos os "landmarks" que se encontram na capital francesa, a única que se vê, e é ao longe, é Notre Dames que mostra como Paris é, de facto, enorme, usufruindo a beleza escondida por detrás desses "landmarks". A banda sonora, parte composta por Julie Delpy, é mais uma vez fluida, oferecendo um ambiente tranquilo. As interpretações de Ethan Hawke e de Julie Delpy são brilhantes, porque voltar a vestir a pele de uma personagem que já não é vestida há nove anos, conseguindo encontrar a essência dessas personagens, mas que estão, de facto, um pouco mudados, é uma tarefa realmente difícil de se fazer.

Uma excelente sequela e um filme original, por a história se passar nove anos depois e o filme feito, também, nove anos depois. É preciso não esquecer que vendo a história em tempo real consegue transmitir melhor o pouco tempo que realmente têm para aproveitarem. Se viram o primeiro, irão com certeza gostar desta sequela.

"I know" - Jesse

Nota:

Outras Notas:
David Bernardino: 3/5

Sem comentários: