segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

A Nightmare On Elm Street

Título Original: A Nightmare On Elm Street
Titulo Português: Pesadelo em Elm Street
Realizado por: Wes Craven
Actores: Heather Langenkamp, Johnny Depp, Jsu Garcia, Ronee Blakley
Data: 1984
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 91 min
M/16Q
Cor e Som









Em 1984 o mítico realizador de horror Wes Craven realiza aqueles que muito consideram como o filme de terror que definiu o género. De facto Nightmare On Elm Street é um filme de terror em estado bruto, nada de thriller ou drama, é mesmo terror puro e duro. Eu costumava considerar-me um fan do género mas este filme fez-me mudar de ideias e é a prova em como o terror sozinho não faz um bom filme. O drama e o thriller são absolutamente necessários, senão o filme torna-se estúpido. É o monstro que aparece inesperadamente e nos faz saltar da cadeira. Ou pelo menos era essa a intenção de Nightmare On Elm Street, que pessoalmente falhou redondamente. A parte do assustar o espectador está negativa e a parte do impressionar/horrorizar, essa sim está bem conseguida. Falemos então um pouco do enredo. Certo dia uma jovem rapariga tem um horrivel pesadelo incrivelmente real com um homem deformado com navalhas nos dedos que a persegue. Com medo do pesadelo ela convida 3 amigos para dormirem em sua casa pois ela iria dormir sozinha. Aí descobrem que os 4 tiveram o mesmo pesadelo. Quando descobrem que aquilo que lhes acontece no sonho se reflecte na vida real (feridas, queimaduras) e que sempre que adormecem têm o mesmo pesadelo estes 4 jovens ficam impossibilitados de dormir. O sujeito que os persegue é Freddy Krueger, um assassino e violador de jovens que aterrorizou a rua há uns anos atrás, mas já estava morto. E pronto esta é a desculpa de Wes Craven para por os jovens (hoje são sempre os jovens os protagonistas do horror) a fugir a gritar com medo do monstrengo. No entanto não se pode tirar o mérito a este filme. Na época em que foi realizado era uma ideia nova e original, daí que tenha ganho o estatuto de culto. Tem certas cenas que impressionam graficamente como uma língua a sair do telefone, mas se não estivermos voluntariamente imersos no ambiente do filme uma língua a sair de um telefone torna-se ridiculo. São usadas técnicas de susto que hoje consideramos básicas, como o mau a aparecer subitamente. Apesar daquilo que sei hoje acerca de filmes de terror, não posso considerar que este tipo de técnicas sejam negativas, porque na época em que o filme foi feito foram absolutamente originais. Aliás este filme teve tanto sucesso que até se fizeram 7 sequelas! Sete! Imaginem 8 filmes sobre exactamente a mesma coisa e o mesmo vilão. Se este filme já era mediano o que serão os outros 7?
Em termos de interpretações não estão más, mas também não estão boas. Vale a pena referir também que este é o primeiro filme de Johnny Depp, hoje um dos mais famosos actores americanos, e foi com este filme que Depp ganhou protagonismo. A banda sonora do filme está até bastante bem conseguida, adequando-se perfeitamente àquilo que pretende fazer. Os efeitos especiais também estão muito bons, aliás pensei que era impossível fazer voar uma mulher com tal realismo em 1984. O enredo tem uma ou duas surpresas inesperadas, e basicamente são estes os pontos fortes do filme.
Nightmare é uma experiência interessante mas se for visto com os olhos de hoje é francamente mau, pelo que lhe atribuiria um 3. Tendo em conta a época em que foi feito atribuo-lhe um pouco mais. Um filme de terror que fica muitos furos abaixo do excelente The Hills Have Eyes, de Shinning e até de Scream. Vale a pena ver, mas não vão ficar impressionados.

Nota: 2/5

Sem comentários: