sábado, 23 de dezembro de 2006

Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain

Título Original: Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain
Título em Português: O Fabuloso destino de Amélie Poulain
Realizado por: Jean-Pierre Jeunet
Actores:Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz
Data: 2001
País de Origem: França
Duração: 122 min.
M/12Q
Cor, Som









Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain, verdadeiro hino à imaginação e à inocência, regala-nos pela sua facilidade e "à vontade" de contar histórias ternurentas, promenores insignificantes mas belos e uma quantidade de personagens bem construídas e caricatas que nos deliciam à medida que o filme se vai desenvolvendo.
Representa também um resurgimento ao cinema tipicamente francês: os temas, as personagens, os planos e a música todos eles tem um quê de Francês. E como é belo e nostálgico visionar este filme com olhos de uma criança que folheava os albúns de Tintin ou Spirou. Na verdade, com Amélie existe sempre um resurgimento de memórias da nossa infância, seja pelos esquemas da narrativa à BD franco-belga ou até mesmo pela visão de um mundo que constantemente se vai criando face ao génio da personagem de Amélie.
Amélie, rapariga solitária inventa um mundo à sua volta, um mundo onde a imaginação perdura e o real se transforma à sua medida. É claro que assim a vertente cómica do filme se une às reflexões curiosas do narrador e aos episódios da garota naif, tímida, simpática e com bom coração.
Não devemos mencionar nem a história, nem os acontecimentos do filme pois para quem ainda não o viu, seria supérfluo analisar cada passo da excelente narrativa que nos apaixona e nos sidera. Saliente-se a magnífica interpretação de Audrey Tatou, quanto a este assunto.
Neste nosso tempo, o tempo da realidade banalizada, ainda é salutar depararmo-nos com um filme que nos faz sonhar, defendendo um ideal talvez nefelibata, porém extremamente querido e familiar para aqueles que ainda, acima de tudo, protegem a imaginação como a melhor fonte humana de bondade.

Nota: 3/5

Outras Notas:
David Bernardino: 3/5

1 comentário:

Anónimo disse...

só 3*?

este é um filme simplesmente genial...