quinta-feira, 15 de maio de 2008

Across The Universe

Título Original: Across The Universe
Título em Português: Across The Universe
Realizado por: Julie Taymor
Actores: Evan Rachel Wood, Jim Sturgess, Joe Anderson, Dana Fuchs, Martin Luther McCoy, T.V. Carpio
Data: 2007
País de Origem: Estados Unidos da América
Duração: 133 min
M/12
Cor, Som










Há, aproximadamente, 48 anos atrás, uma das melhores bandas de sempre na história da música nasceu. Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr são os nomes das 4 estrelas desta banda que vos refiro. "The Beatles" é a banda que durou somente 10 anos, mas fizeram história em todo mundo promovendo dezenas de álbuns de sucesso.

Em inúmeros filmes encontramos várias referências das músicas deles. Numa cena do "Independence Day" em que uma das personagens, estando em baixo por causa de uma mulher, o pai do mesmo diz-lhe "All You Need Is Love", justamente uma música dos Beatles. Num filme de Robert Zemeckis (realizador da trilogia "Back to the Future"), que se intitula "I Want to Hold Your Hand" (outra música dos Beatles), retrata a vivência dos jovens americanos aquando da chegada dos Beatles a América acabando o filme com a histeria do público no "The Ed Sullivan Show" onde a banda actuou mostrando o impacto que a banda teve no país onde tudo é possível.

Julie Taymor, conhecida pelo seu trabalho em Frida, realizou em 2007 "Across The Universe" (acho que é escusado realçar que o título do filme é mais uma música da grande banda inglesa dos anos 60). Este filme é bastante criativo por contar uma história romântica através de inúmeras músicas dos Beatles, 31 para ser preciso e as personagens são nomes referidos em várias músicas dos escaravelhos com ritmo.

"Is there anybody going to listen to my story all about the girl who came to stay" é como começa o filme cantado por Jude (Jim Sturgess, conhecido pela sua recente interpretação em "A Última Cartada"). O musical passa-se nos anos 60 que coincide com a guerra do vietname altura do nascimento dos "hippies" e mostra a maneira como isso afecta o mundo através das personagens. Todos os actores intrepretam as músicas do filme e Jim Sturgess foi escolhido na perfeição por ser parecido e ter uma voz semelhante à de Paul McCartney. A personagem Jude recorre a muitas parecenças com o cantor, uma das quais serem ambos de Liverpool. Quando Jude conhece Max (Joe Anderson), começam a cantar, juntamente com outros amigos, a música cantada por Ringo Starr, "With a Little Help From My Friends" onde encaixa muito bem o ritmo inical do filme, mas o "love story" começa com "I've Just Seen a Face" onde Jim Sturgess dá a voz exprimindo a euforia de Jude após o primeiro encontro com Lucy (Evan Rachel Wood, conhecida pela actuação na série em "Começar de Novo"). Todas as músicas encaixam muito bem na "melodia" do filme, embora a actriz que interpreta Sadie, Dana Fuchs, não tenha sido das mais bem escolhidas. No entanto, cenas de enorme riqueza, como "Strawberry Fields Forever" em que se expressa a guerra do vietname, como "I Am The Walrus" cantada por um dos músicos mais mediáticos do mundo, Bono Vox, são encontradas ao longo do musical. É possível que muitas destas cenas tragam alguma ingenuidade, que podem ser vistas tanto como um aspecto negativo como positivo. Depende simplesmente do gosto de cada um. A cena final é aquilo que os americanos sabem fazer melhor que são as americanadas, embora seja das melhores americanadas que se pode encontrar no cinema americano: é o silêncio que explode em música.

Actuações fabulosas de duas jovens promessas, Jim Sturgess e Evan Rachel Wood, no mundo do cinema, que prometem também as suas vozes para o mundo da música. É escusado dizer que a banda sonora é riquíssima, sendo as músicas de quem são. Nomes conhecidos como Bono, vocalista da banda U2, Eddie Izzard, Joe Cocker e Salma Hayek aparecem em algumas partes desta obra de Julie Taymor.

"Across The Universe" é um belo musical que traz momentos muito agradáveis e imperdível para os fãs dos Beatles. Vejam que vale a pena.

"Lucy in the Sky with Diamonds" - Bono

Nota:

4 comentários:

Anónimo disse...

~º~º ~º ~º ~º ~º ~º ~º
G R A N D E

Anónimo disse...

Este filme é um musical fantástico, grandes interpretações, muita inovação e um filme muito coeso, bem enquadrado na época em que se passa. Uma das personagens faz.me lembrar a janis joplin lool

bom, despertou em mim um sentimento que não sei explicar, sei que me encheu as medidas e se tornou um dos meus filmes preferidos.
Cachopo

cheila duarte disse...

Não sou grande fã de Beatles e como tal foi enquanto fã de musicais que vi este filme. É de facto um grande filme, mas é muito mais do que um "(...) belo musical que traz momentos muito agradáveis e imperdível para os fãs dos Beatles". Essa ideia é típica de quem assiste a este filme de forma completamente indiferente àquilo que ele pretende realmente representar. Trata-se na verdade de um desabafo, duma chamada de atenção disfarçada por um flagelo APARENTEMENTE passado. Todo o filme gira em torno do fenómeno da guerra do Vietnam e de todas as suas consequências sociais que qualquer conflito armado implica. A musicalidade e o recurso aos Beatles é apenas acessório, aliás, toda a banda sonora desse grupo musical tão aclamado foi usada e abusada única e exclusivamente para entreter e fazer dum filme político um filme de entretenimento, fugindo assim ao clássico filme de intervenção político-social maçudo e aborrecido. Foi, assim, um mero jogo de bilheteiras. Deste modo, toda a enfase dado à banda sonora demonstra apenas que este filme não foi visto com olhos de ver, o que é de facto uma pena. Todo ele é realmente brilhante e toda a discografia de Beatles está perfeita e maravilhosamente integrada, simplesmente esse não é o seu principal atributo ou alcance.
Para finalizar, discordo absolutamente do desagrado demonstrado pela escolha de Dana Fuchs na interpretação de Sadie. Julgo ter havido um encaixe mais que perfeito entre a personagem e a actriz, sendo até das mais bem conseguidas de todos os musicais a que já assisti.

Pedro Mourão-Ferreira disse...

"Essa ideia é típica de quem assiste a este filme de forma completamente indiferente àquilo que ele pretende realmente representar". Eu estou aberto a todo o tipo de comentários, porque posso não ser justo num ponto ou noutro e quando escrevo uma crítica tento ser o mais justo possível e gosto das pessoas transmitirem as suas opiniões. Agora, eu quando vi este filme eu não estava de todo "indiferente". Eu não estou aqui para comentar a forma como as pessoas viram cada filme, não faço esse tipo de avaliações. Toda a gente vê o filme de forma como entender. Porém, estou aqui para tentar transmitir às pessoas aquilo que os filmes me transmitem e empenho-me para tal.
Vou ser sincero, eu percebo o seu ponto de vista e, de facto, explorei muito pouco o lado político do filme em que mostra as consequências da guerra do vietnam. Suponho que seja uma analogia feita com as várias batalhas sofridas no médio oriente e as consequências que têm tido nas famílias nos dias de hoje. No entanto, apesar do filme ter este lado político, aquilo que eu presenciei mais no filme foi a grande homenagem feita aos beatles. Aliás, é como se os beatles estivessem a contar o retrato da vida deles (eles foram para américa onde se deu o auge da banda, analogia feita com o auge de Jude) e a vida paralela, aquilo que o mundo vivia, principalmente a américa, que é o da guerra do vietnam e como isso afectou o povo (esta parte da história só se notabiliza grandemente a meio do filme. É verdade que o namorado de Lucy morreu no início, mas é uma parte da história bastante secundária. Portanto, não concordo com a opinião "todo o filme gira em torno do fenómeno da guerra do Vietnam e de todas as suas consequências sociais que qualquer conflito armado implica"). A meu ver, as músicas é o elo forte do filme, por contar uma história de amor e política através de 33 músicas dos beatles. Por outras palavras, aquilo que faz o filme não é tanto a história. É, primeiro, com a maneira como a história é contada através de variadíssimas músicas de uma das melhores bandas do século XX e, só depois, com a ligação que a história tem com a épcoa vivida na altura da banda e é aqui que entra o lado político, o do vietnam, que traz uma visão interessante e um aspecto que, de facto, não devemos esquecer. Agora, "Across The Universe" é um musical em que é predominante a maneira como conta a história, os cenários, cada "videoclip" marcante, por assim dizer como é o caso de "Strawberry Fields Forever" sendo a encenação e montagem mais bem feita desta obra. O argumento, embora não seja famoso, é sólido com aspectos muito interessantes, mas são as músicas, a encenação delas e as actuações de cada um nestas partes que trazem a magia ao filme e não o argumento.
Para uma pessoa que não conheça muito bem os beatles, é normal que foque mais no lado político do filme. O filme é excelente por haver imensas vertentes onde possamos focar o nosso interesse, mas, de facto, aquilo que predomina mais é a homenagem feita aos beatles.
Espero que este comentário lhe tenha sido útil para compreender aquilo que o filme me transmitiu e que não estive nada "indiferente" ao assistir a esta grande película. Aliás, eu quando vi o filme, vi logo outra vez no mesmo dia.