terça-feira, 9 de janeiro de 2007

8mm

Titulo Original: 8mm
Titulo Português: 8mm
Realizado por: Joel Schumacher
Actores: Nicolas Cage, Joaquin Phoenix, James Gandolfini, Peter Stormare
Data: 1999
País de Origem: Estados Unidos/Alemanha
Duração: 123 min
M/18
Cor e Som









Joel Schumacher realiza aquele que deveria ter sido o quarto filme de David Fincher mas que não o foi, devido à preferência do trabalho em Fight Club. Não sei se esse factor faz com o filme pudesse ter sido melhor ou pior, mas a verdade é que 8mm é um filme soberbo. A super vedeta de Hollywood assina aqui aquele que é de longe o melhor papel da sua carreira, estando a sua filmografia saturada de banhos de acção horrorosos. Primeiro há que começar a adjectivar 8mm, pois o seu conteúdo não é de todo apropriado para todos os espectadores. 8mm é desesperante, doentio, violento e visualmente impressionante. Aquando da morte do seu marido, uma viúva idosa contrata um investigador privado, Tom Welles (Cage), para averiguar se uma película Snuff que estava escondida no cofre do falecido marido era verdadeira ou não. O que é um filme Snuff? Eu também desconhecia e por isso fui procurar o verdadeiro significado de Snuff Movie. Cheguei à conclusão que um filme Snuff é um filme pornográfico doentio, onde normalmente a rapariga presente é vítima de violência e maus tratos físicos e onde o homem usa máscaras de cabedal, correntes e usa até mesmo facas. Na sua maioria a mulher é morta no final do filme. Por outras palavras é a pornografia e a violência levadas ao extremo, tal como a disformidade e repulsa. Na sua investigação Tom é levado ao submundo da pornografia, onde as pessoas não têm sentimentos. O espectador identifica-se com Tom pois ele é também aquilo que podemos considerar uma "pessoa comum", cuja reacção a todo este comportamento é de agonia e nojo. Vendo que a sua investigação o está a levar por caminhos cada vez mais misteriosos e intrigantes Tom embrenha-se nesta noção de pornografia, começando a esquecer a mulher e o filho, até ao ponto de correr riscos mortais para concluir esta intrigante investigação. O que é fantástco neste filme é a já referida comparação entre Tom e o espectador. Tal como Tom, o espectador começa a odiar tanto estes seres tão desumanas ao ponto de fazer desta questão uma questão pessoal, e de se querer vingar dos doentios responsáveis pelas atrocidades cometidas nos filmes Snuff. É isto que acontece a certa altura. A psicologia humana é retratada na perfeição em 8mm. É avassaladora a evolução psicológica de Tom. O enredo é intrigante, impressionante e está cheio de fabulosas reviravoltas inesperadas.
A filmagem também é muito original. O filme é constituido na sua maioria por planos parados e quando as situações se tornam mais tensas, a câmara faz isso mesmo: aumenta a tensão do espectador. Em 8mm somos confrontados com imagens escuras. O preto é a cor predominante ajudadando a criar o clima assustador de 8mm.
8mm é um filme que vive de movimentos, imagens e reacções humanas. Não de diálogos, o que é muito original. É nestas situações que vemos a excelente capacidade de simular emoções destes actores.
Quem conhece Nicolas Cage e se depara com a sua prestação em 8mm nem o conhece. Ele não é o mesmo neste filme, nem nunca entrou num projecto tão macabro. No entanto é de longe a sua melhor prestação, e o seu melhor filme. Parabéns também a Joel Schumacher por um filme que consegue manipular com notável mestria as emoções do espectador, factor a que eu dou imenso valor já o tendoreferido em várias críticas.
8mm é de certeza um filme que não agradará à grande maioria do público, pelo seu conteúdo extremamente macabro, mas isso não o impede de ser uma obra notável e muito original. Aqueles de se costumam sensibilizar com cenas violentas entre outros conteúdos estão por sua conta e risco.

Nota:

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente critica, concordo globalmente. Relativamente às emoções, não é isso que os filmes pretendem? mexer com a nossas emoções? rir, chorar, mexermo-nos no sofa, saltar de susto, ter repulsa são tudo emoções. Agora temos é que procurar as emoções que nos dão gozo, e este tipo de emoções e de temática, faz com que saia das salas a meio, ou que mude de canal, não gosto, não curto, e dai não concordar com a nota. Daria um 5 pelo trabalho interpretativo do actor principal.