sábado, 28 de janeiro de 2012

Ieri, oggi, domani

Título Original: Ieri, oggi, domani
Título Português:
Ontem, Hoje e Amanhã
Realizado por:
Vittorio di Sica
Actores:
Sophia Loren, Marcello Mastroianni
Data:
1964
País de
Origem: Itália/França
Duração:
118 mins
M/16

Cor e Som










Sophia Loren é uma das actrizes mais belas de todos os tempos e Marcello Mastroianni um dos maiores galãs do cinema. E é justamente esta dupla de astros que Vittorio di Sica - nome maior do neo-realismo italiano e realizador do inolvidável e galardoado Ladri di Biciclette – junta em Ieri, oggi, domani. Neste filme, considerado um clássico do cinema italiano, di Sica apresenta-nos três distintas histórias, sempre com os mesmos intérpretes no papel principal. A primeira história relata-nos, sempre com apurado humor, as peripécias de Adelina de Nápoles (Sophia Loren), que tendo uma multa para pagar e não tendo os recursos para tal, tem de ir para a prisão. Sucede porém que consegue encontrar uma brecha na lei que lhe permite escapar a esse destino e que se prende com o facto de, se estiver grávida ou tiver tido um filho nos últimos seis meses, ser impossível enclausurá-la. A solução passa então por fazer filhos um atrás do outro para evitar a prisão, situação que não apraz o abnegado marido Carmine (Mastroianni), que não consegue responder aos desejos sexuais da sua voluptuosa e insaciável mulher. Adelina acabará mesmo por ser presa, mas a situação terá um desfecho inesperado e assaz caricato.
A segunda história, a de Anna – também interpretada por Sophia Loren, é baseada num conto de Alberto Moravia. Toda a cena principal se desenrola num passeio - no fabuloso Rolls Royce da abastada Anna – com o seu amante. A burguesa de Milão luta contra o tédio do seu dia-a-dia, é infiel ao marido e sonha escapar ao marasmo do seu quotidiano acompanhada por um jovem intelectual. Todavia este encontro entre os dois não terminará da melhor maneira e cada um seguirá o seu caminho.
Finalmente, surge Mara – uma mulher leviana de Roma, que do pátio do seu apartamento na Piazza Navona, acaba por seduzir um pobre jovem seminarista a viver com os avós num apartamento contíguo. De tal maneira o seduz, que acaba por abalar as suas convicções religiosas, deixando-o perturbado e absolutamente apaixonado. Impõe-se-lhe então, para se redimir do feito – que faça ver ao jovem que a sua decisão de abandonar o seminário não está correcta, que essa é sua verdadeira vocação e que ela não é propriamente uma mulher piedosa. No meio de tudo isto surge Rusconi, interpretado por Mastroianni, obcecado por Mara e a principal vítima de todo o episódio. Afinal, Mara promete que, se conseguir fazer com que o jovem regresse ao seminário – o que vem a suceder -, fará um voto de abstinência sexual durante uma semana para desgraça de Rusconi.
Ieri, oggi, domani, vencedor do Óscar para Melhor Filme Estrangeiro em 1965, é um dos mais aclamados filmes de Vittorio di Sica. Estes encontros e desencontros, narrados em três diferentes histórias de casais provindos de contextos sociais bem distintos, evidenciam bem a eclética capacidade de representação de Sophia Loren. Para além disso, di Sica faz neste filme uma bem curiosa análise sociológica do papel da mulher na sociedade, o que contribui para que Ieri, oggi, domani seja um filme a não perder.

Nota:

Sem comentários: