quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Cold Heart

Título Original: Cold Heart
Título Português: Sedução de Morte
Realizado por: Dennis Dimster
Actores: Josh Holloway, Natassja Kinski, Jeff Fahey, Hudson Leick
Data: 2001
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 95 min
M/16
Cor e Som









Penso que não é segredo para ninguém que sou um fan de Lost. A grande qualidade dos actores dessa série suscitou-me curiosidade para ir pesquisar sobre antigos filmes que esses actores já tivessem feito e deparei-me com este Cold Heart, onde Josh Holloway (Sawyer em Lost) interpretada a personagem principal. Este era o seu primeiro filme, e nessa condição fiquei muito bem impressionado.
Sean (Josh Holloway) é um homem com pouco menos de 30 anos com problemas psíquicos. Após ter manipulado, violado e tentado estrangular uma jovem rapariga, Sean é preso. Durante a sua prisão é examinado por um psicólogo, Phil (Jeff Fahey), que aconselha a sua libertação condicional. Quando é libertado, Sean é contratado pela assistente (Hudson Leick) de Linda (Natassja Kinski) para trabalhar no seu escritório. Mas o que Sean não sabe é que Linda é a esposa do seu psicólogo, Phil. Durante os primeiros dias de emprego Sean começa a desenvolver uma paixão por Linda, arriscaria quase uma obssessão. Ao mesmo tempo Linda tem duvidas acerca da fieldade do marido Phil. Perguntamo-nos se esta não será uma coincidência demasiado forçada, mas no final do filme tudo nos será revelado. Quando Linda precisa de fazer uma viagem de emprego, Sean acompanha-a. É nesta viagem que a relação de prazer carnal entre Sean e Linda se contrói, para Sean é amor, para Linda é só uma aventura. E quanto ao enredo fico-me por aqui. Cold Heart é uma espécie de mistura entre Instinto Fatal e Shining. Na primeira metade do filme temos o desenvolver de uma relação baseada no prazer, e na segunda metade temos uma perseguição levada a cabo pelo psicótico Sean.
Um pormenor engraçado, mas negativo é o facto de Holloway ter sido pouco reconhecido neste filme apenas por ser um actor desconhecido. E no entanto interpreta a personagem principal. Cold Heart apresenta-nos uns efeitos de filmagem interessantes e uma banda sonora também ela boa. Mas nada mais que isso. Aliás nota-se desde o início que este é um filme de baixo orçamento. A história é boa, traz-nos algumas reviravoltas inesperadas e cenas emocionantes mas globalmente nem é muito complexo. No entanto vejo isso como um ponto positivo. Para quê complicar aquilo que não precisa de ser complicado?
Cold Heart vale primeiramente pela excelente prestação de Josh Holloway, que apesar de ser inexperiente e desconhecido face a Kinski e Fahey demonstra que é um actor de qualidade muito superior a estes dois, e isso nota-se sem qualquer dificuldade. Não posso dar mais que um 6.5 a Cold Heart precisamente por isso. Se Dennis Dimster tivesse optado por uma actriz melhor que Kinski, que é bastante má, talvez Cold Heart tivesse sido uma experiência cinematográfica muito melhor, e assim acaba por ser apenas um filme mediano.
É um bom thriller, Holloway tem excelente desempenho e aconselho este filme principalmente àqueles que seguem a série Lost. Os outros provavelmente verão um bom filme, mas nada mais que isso.

Nota: 2/5

Outras Notas:
Pedro Mourão-Ferreira: 2/5

Sem comentários: