sexta-feira, 11 de abril de 2008

[Rec]

Título Original: [Rec]
Título Português: [Rec]
Realizado por: Jaume Balagueró & Paco Plaza
Actores: Manuela Velasco, Ferran Terraza, Pablo Rosso, Vicente Gil
Data: 2007
País de Origem: Espanha
Duração: 85 mins
M/16Q
Cor e Som










Vencedor do Fantasporto e de vários prémios no conceituado festival catalão de cinema internacional de Sitges (melhor actriz, melhor realização, etc..), Rec chega finalmente às salas portuguesas. É um filme espanhol de baixo orçamento, que se propôs a criar a mais intensa e aterradora experiência do género, tentando seguir traços pouco convencionais. Assim, Rec acabou por seguir o estilo de câmara de Cloverfield e Blair Witch, ao mostrar-nos a acção através da câmara de filmar duma das personagens.
A jornalista e apresentadora do programa "Enquanto você dorme",Angela Vidal, acompanhada pelo seu cameraman Pablo decidem fazer o programa da semana acerca do trabalho dos bombeiros locais e da sua rotina, e acompanham um pequeno grupo destes numa das suas saídas nocturnas para atender um pedido de ajuda duma idosa que caiu em casa, num prédio residenial de 3 andares. É quando Pablo e Angela entram no prédio em questão para documentar que nos aercedemos do que é que o filme vai tratar. Minimalista e de baixo orçamento, toda a acção acaba por decorrer dentro dele. O que até acaba por ser original. O problema de Rec é que, tal como Cloverfield, quase ignora o enredo e limita-se a proporcionar ao espectador a experiência de estar no local dos acontecimentos. Mas Rec, afirmando-se como filme de terror, só o é verdadeiramente na última meia hora. Aliás chega a ser comédia algures no filme, e outras vezes aborrecido, e não é isso que se pretende. Apesar de prestar bons sustos e boas encenações do "imprevisto" (só vivemos o que o cameraman vive), o que se sente em Rec é falta de consistência. As actuações das 3 personagens principais estão boas, mas nada que mereça destaque. E as outras personagens, os comuns moradores do prédio, por vezes acabam por parecer inconsistentes e duvidamos das suas capacidades como actores, apesar de isso nunca chegar a ser realmente posto à prova... É por isso que por vezes Rec sabe a pouco. Existe muito trabalho de maquilhagem e coordenação de movimentos, e o filme consegue realmente assustar na sua ultima meia hora. Até lá vive-se tensão e dúvida, interrompida por uns momentos cómicos e outros de pouco interesse. Na minha opinião é um filme ideal para ver com os amigos, entrando no espirito do filme e tentando prever o que vai acontecer; é esse o seu ponto forte. O filme, apesar de partir dum conceito fantasioso, está feito de forma realista: as personagens são transeuntes do dia a dia bem caracterizados (veja-se o casal de velhinhos), as conclusões que as personagens tiram são as mesmas que o espectador tira, e tudo isso só ajuda a uma maior imersão, ainda mais sendo Rec falado em espanhol, bem entendido por nós. No fim de contas é um filme de consumo rápido como muitos, com a diferença de ser um pouco mais original. Contem porém com um longo período de debate após verem o filme, pois este consegue deixar a sua marca.

Nota: 2/5

Outras Notas:
RMC:

1 comentário:

Anónimo disse...

Compreendo todo o comentário que fazes, e não concordo com algumas perspectivas, e por isso mesmo a nota que eu daria ao filme seria 3 estrelas.

kitty