segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

The Girl With A Pearl Earring

Título Original: The Girl With a Pearl Earring
Título em Português: A Rapariga com o Brinco de Pérola
Realizado por: Peter Webber
Actores: Colin Firth, Scarlett Johansson, Tom Wilkinson, Cillian Murphy
Data: 2003
País de Origem: Estados Unidos / Inglaterra
Duração: 100 minutos
M/12Q
Cor, Som




Apesar de saber que este filme não constava do meu género favorito, decidi vê-lo, para variar um pouco do tipo de filmes que vejo. Segunda metade do século XVII. Tudo começa com a jovem Griet, que sai de casa dos pais para ir trabalhar como empregada para a casa do pintor Johannes Vermeer. A primeira pessoa que conhece é Tanneke, outra empregada, há mais tempo na casa e conhecedora da mesma. Griet torna-se amiga desta, com quem convive diariamente. Após saber tudo sobre a casa, um dia mandam-na limpar o atelier do seu patrão, o famoso pintor, que havia recentemente vendido um quadro seu a um mecenas local, Pieter Van Ruijven, e enquanto esta lava uma das janelas, inspira Vermeer para um novo quadro.
Algo que podemos verificar neste filme é o tipo de hábitos das pessoas da época quanto, por exemplo, aos empregados dirigirem a palavra os seus patrões apenas se estes falarem com eles e também a importância fulcral que tinha uma pele branca que, antagonicamente à actualidade, representava beleza. Entretanto, Griet namora um rapaz, Pieter, filho do talhante da zona, que lhe fala em livrarem-se daquela vida e de não darem satisfações a ninguém para poderem estar o tempo que quisessem juntos. Griet responde sempre com um sorriso a estes pedidos.
Passado algum tempo, Griet começa a ajudar Johannes a obter as diferentes cores para as suas pinturas, usando diferentes materiais, no seu estúdio. Com estas longas incursões no estúdio de Vermeer, é despoletado o ciúme na mulher deste, Catharina. A mãe desta, Maria Thins, também não concorda com o facto. Só que a certa altura é necessário vender uma tela, mais uma vez a Van Ruijven, e a modelo será Griet. O único problema é que Johannes quer que esta use um brinco de pérola de Catharina, e ela não pode saber. E agora, Maria Thins tentará que Johannes venda o quadro sem que a sua filha perceba.
O interessante deste filme, penso eu, prende-se com três aspectos: o fiel retrato feito à sociedade da época, ao facto da personagem principal ser bastante reservada e calada, apesar do protagonismo, e ao enigma que é a personalidade de Vermeer. A verdade é que Scarlett Johansson consegue interpretar muito bem uma pessoa discreta mas com uma linguagem gestual que substitui eventuais reacções verbais da mesma.
Assistimos também á oposição entre os que respeitam os hábitos da época, Catharina e sua mãe, e Johannes, que não tem qualquer respeito por esses mesmos, criando situações por vezes desconfortáveis para Griet. Penso que é um filme interessante, a este nível, apesar da nota dada.

Nota: 2/5

Sem comentários: