domingo, 1 de abril de 2007

F.R.I.E.N.D.S

Título Original: F.R.I.E.N.D.S
Título em Português: A.M.I.G.O.S
Criado por: Marta Kauffman & David Crane
Produção Executiva: Kevin S. Bright, Marta Kauffman, David Crane
Actores: Jennifer Aniston, Courteney Cox Arquette, Lisa Kudrow, Matt Le Blanc, Matthew Perry, David Schwimmer
Data: 1994-2004
País de Origem: E.U.A.
Duração: 22 minutos (episódio)
M/12
Cor e som


Marta Kauffman e David Crane criaram uma série chamada "Dream On" (Querias) que teve um sucesso significante, mas nada comparado com outras comédias americanas como "Cheers" (Cheers, Aquele Bar) e "Moonlighting" (Modelo e Detective). Em 1994, estes iniciaram um novo projecto com Kevin S. Bright: "Friends". Veio a ser uma das melhores comédias americanas de sempre.

Rachel Greene (Jennifer Aniston) aparece, um dia, em Central Perk, uma cafetaria em Nova Iorque, onde foi ter com a sua velha amiga de adolescência, Monica Geller (Courteney Cox Arquette). Conhece os amigos de Monica que passarão a ser os melhores amigos dela: Ross Geller (David Schwimmer), irmão de Monica e já conhecido de Rachel (Ross esteve apaixonado por ela durante a adolescência); Chandler Bing (Matthew Perry), ex-companheiro de quarto de Ross; Joey Tribbiani (Matt Le Blanc), companheiro de quarto de Chandler; Phoebe (Lisa Kudrow), uma massagista que, em tempos, viveu com Monica. Rachel decide viver com Monica e deixar de viver à custa dos pais, e Ross volta a apaixonar-se por Rachel. Começa uma grande amizade entre os seis que passaram quase todos os dias juntos durante dez anos.


Este "sitcom" teve um sucesso impressionante, porque foi das primeiras comédias americanas a abstrairem-se do tema de família encontrado em "Family Ties" (Quem Sai Aos Seus) com o célebre Michael J. Fox e em "All in the Family" (Uma Família às Direitas), por exemplo. Esse tema é substituído pela amizade realçando os obstáculos que jovens adultos enfrentam numa cidade tipicamente urbana em torno da comédia. Durante as dez temporadas apercebemos do valor da amizade entre os seis: erros que amigos cometem, discussões entre eles, mas que são resolvidas (umas num só episódio, outras em mais) por serem tão amigos de uns dos outros. Cada personagem tem uma personalidade diferente de onde se pode retirar momentos de grande comédia: por exemplo, Joey é lento a perceber as coisas e muitas vezes vemo-lo com dificuldades em entrar numa conversa, ou então ele a entrar convicto que estão a falar de uma coisa, mas, na realidade, o assunto é outro. Chandler, por outro lado, manda muitas piadas irónicas e sarcásticas. Tudo o que acontece na série é discutido entre eles, porque existe um ambiente de confiança de topo: qualquer que seja o problema, nem um hesita, normalmente, em contar o que se passa. É com esses momentos que muitos dos espectadores aprendem, porque consegue-se retirar uma moral signficativa, sempre em torno da comédia. A série não seria a mesma sem uma das personagens - eles complementam-se. Não há muito para falar na banda sonora: a música do genérico, "I'll Be There For You" de uma banda entitulada "The Rembrandts", associa-se na perfeição com a série. Existem dez temporadas todas elas de grande nível que, para quem goste de "sitcoms", irá aproveitá-las ao máximo. Uma excelente comédia americana repleto de cenas inesquecíveis tanto como de sentido de humor, românticas, envolvendo sempre a importância da amizade.


"I'll be there for you, 'cause you're there for me too" - The Rembrandts, "I'll Be There For You"


Nota: 5/5

3 comentários:

monstros disse...

ganda mourão, este homem compreende esta serie muito bem! "i'll be there for you"

Anónimo disse...

Amigo de Deus suas criticas de filmes são excelentes, mas essa eu realmente não gostei. Friends é considerado a maior comédia de todos os tempos e ficou com menos do que Cpt.Tsubasa. Bem opinião é opinião mas enfim...
continue com o site parabens pelas criticas
wd

Pedro Mourão-Ferreira disse...

Caro Walter David, estás a comparar uma comédia americana com uma série de animação japonesa. São duas séries completamente diferentes e, por isso, a comparação das notas, por si, muito difícil de se fazer. Como qualidade de série de animação japonesa, Captain Tsubasa J é do mais divertido que se pode ver na infância e 5 estrelas no que toca a guardar óptimas recordações. Friends é uma série de comédia americana que já abrange outro tipo de mundo e, por isso, a classificação dada diferente. Se Friends tivesse a mesma nota que o Captain Tsubasa J, não significaria que valessem o mesmo, porque pertencem a dois mundos diferentes. Por outras palavras, não estou a afirmar que Captain Tsubasa J é melhor do que Friends só por ter uma nota mais alta. São diferentes. Quando vejo um ou outro, não os vejo pela mesma razão. Só para que não haja dúvidas Walter David.
PS: Fico lisonjeado por saber que gosta tanto das minhas críticas.