quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Paycheck

Título Original: Paycheck
Título em Português: Pago Para Esquecer
Realizado por: John Woo
Actores: Ben Affleck, Uma Thurman, Aaron Eckhart, Paul Giamatti
Data: 2003
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 119 minutos
M/12Q
Cor, Som







“Paycheck” foi um filme feito na perspectiva de se fazer bom dinheiro com ele. Não digo que todo o tipo de pessoas ligadas ao cinema mereça a miséria financeira, mas, desde o título, aos actores, até ao elevado conteúdo de acção presente no mesmo, isso é perceptível. Mas tomara os filmes que se enquadram neste estilo estarem todos feitos com a sofisticação aceitável – e quiçá até recomendável – do enredo: um clássico puzzle onde as peças se vão encaixando, de uma forma, penso, original.
Michael Jennings é um jovem e ambicioso engenheiro. Esteve recentemente numa experiência que consistia em estar envolvido num certo trabalho para a sua empresa, sendo que esse período de tempo seria apagado da sua memória mal tivesse acabado o que lhe haviam pedido. Tudo isto em troca de uma razoável quantia de dinheiro. Praticamente após estes acontecimentos, um contacto profissional de Michael propõe-lhe exactamente a mesma experiência, mas durante 3 anos e ganhando no final uma quantia exponencialmente maior que a anteriormente ganha – e desta vez em acções. Michael acaba por aceitar, após ultrapassar os dois factores que o poderiam impedir de concretizar a experiência novamente: o facto de 3 anos ser muito tempo e uma rapariga que havia conhecido dias antes. Volvidos esses anos, é devolvido ao engenheiro os objectos pessoais que lhe haviam sido retirados aquando da experiência, por indicação da entidade responsável. Ele repara que não estão lá nenhum dos objectos que havia deixado 3 anos antes, e tem conhecimento de que abdicou das acções, extremamente valiosas, que recebeu em troca da sua participação, 4 semanas antes. E, de repente, Michael dá por si acusado de traição contra o seu próprio país, perseguido pelo FBI por crimes graves ligados a patentes, e pela empresa para a qual teve 3 anos a trabalhar no importante projecto. Quando pensa que ninguém o pode ajudar, além de um velho amigo e da mulher com quem teve os três anos juntos e da qual não se lembra de nada, os estranhos objectos pessoais que encontrou começam a ser preciosos, apesar de não saber a sua origem.
Ben Affleck tem uma prestação aceitável neste filme, Uma Thurman representa da boa forma que nos vem habituando. A realização é boa, referindo-me especialmente aos ténues “regressos de memória” que o personagem principal tem. O enredo está muito bem pensado, para o tipo de filme que é, com aquele toque de potencial-apocalipse-terrestre-à-vista.

Nota:3/5

Outras Notas:
David Bernardino: 0/5

Sem comentários: