domingo, 27 de fevereiro de 2011

The Fighter

Título Original: The Fighter
Título Português: O Último Round
Realizado por: David O'Russel
Actores: Mark Wahlberg, Christian Bale, Melissa Leo, Amy Adams
Data: 2010
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 115 mins
M/12Q
Cor e Som







Jake La Motta vs Rocky Balboa vs Micky Ward(?)

Com produção do próprio Mark Wahlberg que tornou este filme possível por razões pessoais, David O'Russel realiza uma espécie de biografia do pugilista Micky Ward (Mark Wahlberg), mais precisamente a sua transição de besta para bestial numa idade improvável de 31 anos. Somos presenteados com um drama por vezes rebuscado que vai beber dos clássicos dos finais dos anos 70 tentando apresentar uma realização e feel semelhantes, senão iguais. Os temas estão lá todos: o drama num pano de fundo urbano, as crises familiares, a pobreza, a droga e o dinheiro que é necessário para salvar a familia. E a tarefa de Micky não está fácil já que tem que suportar às costas o peso de uma familia de 7 irmãs, bem como da sua mãe Melissa Leo que faz aqui um papel bastante bom enquanto manager do pugilista. No entanto o verdadeiro spotlight vai para Christian Bale no papel do irmão Dicky Eklund, o viciado em crack hiperactivo treinador de Mark Wahlberg.
Tendo como intenção ressuscitar os clássicos do género, quer em tema quer em diálogo, The Fighter até faz um bom trabalho, não tão bom como Million Dollar Baby, mas um bom trabalho. Os diálogos estão bons, a realização está boa, tudo está bom.
O verdadeiro problema de The Fighter é que Christian Bale é um actor de tal maneira bom que a sua interpretação (sublime, como em todos os seus filmes sem excepção) eleva demasiado a fasquia e faz com que tudo o resto pareça normal e sem sal. Ele está realmente a tornar-se num Al Pacino/De Niro desta geração. Ao pé de Bale, tanto Melissa Leo como Amy Adams, ambas nomeadas para óscar de melhor actriz secundária, passam relativamente despercebidas. E o mais grave acontece quando o próprio Wahlberg, a suposta personagem principal, é esquecido pelo espectador e completamente engolido por Christian Bale. Se há aqui algum "suporting actor" é Wahlberg que está a suportar Bale. E isto é uma contradição que não fica bem num filme que se apresenta como um clássico em todos os ingredientes. Mark Wahlberg não o devia ter feito. É humilhante para ele e Bale está apenas a fazer o seu trabalho.
É esta discrepância entre as prestações que torna The Fighter um filme frágil, que não consegue capturar o espírito pretendido. Seria o mesmo que num diálogo de Raging Bull entre Joe Pesci e De Niro este último ficar sem resposta de cada vez que o primeiro fala.
Micky Ward perde por K.O. contra La Motta. The Fighter não deixa de ser um bom filme, mas não é bom o suficiente. Vale por aquele que já foi referido.

Nota: 3/5

Sem comentários: