segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Hostel

Título original: Hostel
Título em Português: Hostel
Realizado por: Eli Roth (Realizador Convidado - Quentin Tarantino)
Actores:Jay Hernandez, Derek Richardson, Eythor Gudjonsson, Takashi Miike
Data:2005
País de Origem:Estados Unidos
Duração:94 min.
M/18
Cor, Som



Este filme que agora comento tem um início bastante calmo e até pouco original: 3 amigos universitários juntam-se numa espécie de “interrail” ou uma viagem pela Europa de comboio até que, na Holanda, numa atmosfera de drogas e turismo sexual, lhes recomendam a Eslováquia como um lugar de raparigas bonitas e sensuais prontas para satisfazer as suas fantasias. Estes, sem demora, partem para lá. Já no comboio, a verdadeira aventura começa quando um estranho vem falar com eles sobre comer com as mãos, alegando necessitar do contacto com a carne e com a natureza. A partir daí, cada um dos 3 (Paxton, Josh e Oli) arranja uma companheira de quarto.Contudo, Oli desaparece misteriosamente e sem deixar um único rasto, até que um dos amigos recebe uma fotografia dele e da sua companheira. Os restantes amigos até o procuram, mas apenas encontram um lugar, denominado “Museu da Tortura”, no qual entra um sujeito que tinha um casaco igual a Oli. De seguida, Paxton perde o contacto com Josh, tentando procurá-lo, mas em vão. Durante uns bons minutos depois disso, assistimos à tortura que o vitima, após a sua captura. Paxton até vai à polícia, mas nem estes o conseguem ajudar, tendo um ar suspeito até. Entretanto, a companheira de Paxton decide-o levar a um “museu”, muito interessante, segundo ela. Paxton cai na armadilha e é levado para o que parece ser um centro de tortura, onde pessoas são capturadas, torturadas e de seguida, após a sua morte, os estranhos que cometeram as atrocidades anteriores remexem livremente nas entranhas do seu corpo. Paxton inicia aqui uma corrida contra o tempo na luta pela sua vida e por uma via para escapar da localidade eslováca.
Este filme contem violência não recomendável aos mais sensíveis, é um facto. Mas todo o pormenor com que esta violência é exposta é notável. A atmosfera de terror também está bem retratada. A ironia com que as cenas mais fortes decorrem também é de louvar. A nível de representação, a salientar o sofrimento de Josh e Paxton, que tão bem transmitem a dor que lhes era causada. A frieza das pessoas que pertencem à organização no momento da tortura também está bem retratada.

Nota: 3/5

Outras Notas:
RMC: 2/5
David Bernardino:
2/5

2 comentários:

David Bernardino disse...

Decidi ver o tão badalado Hostel porque me apetecia ver um thriller com muito sangue e carnificina e Hostel é famoso realmente por causa disso. E foi precismente aí que me desiludiu. Hostel não é assim tão violento nem faz tanta impressão como se falava há 3 anos, aliás está até bastante censurado. Fora isso o resto do filme até é engraçado. O conceito de três amigos a fazerem um interrail até ao leste da europa e os seus desejos primários a serem revelados está exposto de forma interessante e divertida. Só desilude realmente quanto à parte da violencia que afinal nem é assim tanta. E falta também um pouco de estilo nas cenas apresentadas, que se nota que era uma das intenções de Eli Roth, principalmente no dialogo da personagem principal com um dos clientes da casa da tortura. Não é no entanto, e concerteza, uma perda de tempo vê-lo.

Anónimo disse...

Quer filmes violentos, então eu lhe sugiro estes :

Martyrs
Inside
Frontiers
Saw III
Antichrist
The Human Centipede II
August Underground's Mordum