domingo, 4 de fevereiro de 2007

Manuale d'amore

Título Original: Manuale d'amore
Título em Português: Manual de Amor
Realizado por: Giovanni Veronesi
Actores:
Silvio Muccino, Luciana Littizzetto, Margherita Buy, Sergio Rubini
Data: 2005
País de Origem: Itália
Duração: 116 minutos
M/12Q
Cor, Som






A comédia romântica não é dos meus estilos de eleição – penso que já o tinha dito. Mas tal não implica que não se veja um filme fora da lista dos géneros de eleição. Ainda para mais quando é um filme europeu. Não sou nenhum técnico de cinema, mas não foi preciso sê-lo para distinguir este filme de uma comédia romântica americana. Penso que cada vez mais o toque europeu é distinguível do americano, ou então é ao contrário, como preferirem. Para já, o filme é italiano e falado em italiano, e é sabido que a fluidez e a musicalidade desta língua dá uma nova dimensão ao mesmo. As próprias atmosferas mudam.
São 4 histórias separadas que no final se cruzam umas com as outras. Cada história representa uma das fases do ciclo de uma relação amorosa: a paixão, a crise, a traição e o abandono. Tommaso é o jovem que se apaixona por uma rapariga que conhece após uma pequena discussão na rua. Conhece-a desta forma pouco habitual e a partir daí jamais a larga. Algo engraçado neste filme são as reflexões das personagens à medida que os acontecimentos se vão sucedendo, os seus pensamentos, que a outra personagem não ouve. A história relativa à crise está a cargo de um casal quarentão, Marco e Barbara, que chegaram à altura em que não se suportam um ao outro. Todo o tipo de situações é pretexto para uma discussão. Quanto à traição, temos uma polícia, Ornella, que tem uma relação saudável com o marido, do qual tem um filho. Até ao dia em que ela o apanha a beijar uma das educadoras do filho, numa peça de teatro da escola. A relação terá uma reviravolta e ela tentará pagar na mesma moeda. Por último, o caso de um pediatra abandonado pela mulher, após 9 anos juntos, de um momento para o outro. Passa a sentir-se frustrado, e começa a procurar soluções para o seu problema, começando por procurar outra mulher.
São histórias simples e acessíveis, e em todo o seu percurso acabam sempre por se unir entre si. Os personagens têm sempre qualquer coisa de útil para dar uns aos outros. Agradável neste filme também é a atmosfera relaxada e até veraneante italiana. E o bom trabalho dos actores, que, por mais simples que o filme seja, têm desempenhos bastante bons, dentro do género, para não falar do típico humor de situação das comédias românticas, que, misturado com o humor italiano, dá um toque agradável a esta película.

Nota: 2/5

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom filme para o Verão....
Leve, cómico, divertido.....passado em Roma.. :)....recordações da cidade

Qd o vi fiquei mt bem disposta.... ;)

Anónimo disse...

estou a procura do filme 2 sabe onde posso encontrar?? meu email é bboyjosimar@yahoo.com.br
desde ja agradeço