domingo, 25 de fevereiro de 2007

Ren Xiao Yao

Título Original: Ren Xiao Yao
Título em Português: Prazeres Desconhecidos
Realizado por: Jia Zhang-Ke
Actores: Zhao Wei Wei, Wu Qiong, Zhou Qing Feng, Wang Hong Hei
Data: 2002
País de Origem: China/ Coreia do Sul/ França/ Japão
Duração: 113 min.
M/12
Cor, Som









Ren Xiao Yao conta, primeiramente, uma história de amor entre jovens. Um conto amoroso - que nada tem de romântico - numa China moderna arrasada pelo capitalismo e esmagada pela Ocidentalização. Jia Zhang-Ke mostra nesta película fechada a nova geração chinesa; aquela que sobreviveu à política anti-natalista dos anos 80 e a que é confrontada pela primeira vez com a abertura ao mundo Ocidental da China. Como seria de esperar, esta geração não traz nenhum bom presságio para o realizador de Xiao Wu. De facto, se os jovens de Zhantai (os adolescentes nos anos 80, época em que nasciam os personagens de Prazeres Desconhecidos) sonhavam e lutavam - mesmo falhando depois - por um futuro melhor, então a geração de Ren Xiao Yao é desesperantemente diferente. É dado ao espectador a noção de que as personagens unicamente respiram, comportando-se quase como vegetais, vivendo e actuando para sobreviverem. A personagem principal chega a afirmar: "Para mim chegar aos 30 anos é suficiente." Outro aspecto revelador de uma certa crítica aos tempos modernos é que a juventude de Ren Xiao Yao pode ter tudo e pode escolher todos os caminhos, mas no final, perde-se na confusão de tantas opurtunidades e acaba por não escolher nenhum. Desde o princípio do filme que o espectador mergulha numa cidade industrializada (ao contrário também dos anteriores filmes que se situavam no campo) e mecanizada donde as televisões trovejam notícias de todo o mundo, a rádio nas ruas toca músicas frenéticas da libertação pelo prazer e os rapazes perdidos andam de mota à procura de pretendentes.
Mais à semelhança de Xiao Wu do que propriamente de Plataforma, os seus anteriores filmes, Jia filma seguindo fisicamente as personagens - mas sempre mantendo uma distância emocional - , tremendo a câmara, por vezes, e fazendo outras coisas que renegam a tendência atípica e morta dos jovens do seu anterior filme. Veja-se a forma como o namoro e as peripécias entre os dois personagens principais: Yuan Yuan e Xiao Ji é apresentado: Com uma frieza e desencanto a toda a prova.
Sendo assim, a única maneira de as personagens se encontrarem, no meio de tanta desolação e tristeza, é a de fazer mal aos outros e a si próprios. A cena da pancadaria na discoteca é o expoente desse comportamento. Para além disso, o desfecho do filme é, sem a menor das dúvidas um piscar de olhos à marginalidade de Xiao Wu, que era carteirista porque a sociedade não o permitia ser outra coisa. Também aqui, a sociedade não admite aos jovens serem ninguém, por isso, fecha-os numa complexa rede circular que os satisfaz por um desejo do exterior (do Ocidente) como um local único e ideal. Ora, esse local único é o inferno capitalista selvagem que, a pouco e pouco, a China se está transformando.

Nota: 3/5

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