sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Scrubs

Título Original: Scrubs
Título em Português: Médicos e Estagiários
Realizado por: Bill Lawrence (produtor e editor)
Actores: Zach Braff, Sarah Chalke, Donald Faison, Ken Jenkins, John McGinley, Judy Reyes, Neil Flynn
Data: 2001-?
País de Origem: Estados Unidos
Duração (episódio): 30 minutos
M/6Q
Cor, Som

Já nos habituamos a séries cujo enredo se desenvolve em torno de pessoas que exercem profissões liberais: médicos, polícias, advogados, bombeiros. Séries estas que, regra geral, têm um carácter sério e em que cada caso ocorre com uma maior ou menor aproximação ao real. E, regra geral também, são as que se aproximam mais do real que têm mais sucesso. No mundo das séries com clínicas e hospitais, há uma excepção quanto à seriedade: Scrubs.
Scrubs é uma série em que se mostra tudo o que se passa num hospital sem ser relacionado com trabalho. São raras as ocasiões em que vemos isso. O seu humor irónico é marcante e frontal, e cada personagem acaba por retratar um pouco da tenacidade recorrente deste tipo de ambientes intensos de trabalho.
John Dorian (Zach Braff) é o personagem principal e também o narrador da série. A sua imaginação, que o leva a induzir situações por vezes patéticas, é uma das marcas deste sitcom. No final de cada episódio, somos brindados por uma pequena reflexão filosófica deste clínico sobre o mundo à sua volta. O seu melhor amigo é o cirurgião Chris Turk (Donald Faison), e é permanente a competição por tudo e por nada em que estes dois entram. Os dois têm uma cumplicidade muito grande e as suas brincadeiras provocam grande parte das gargalhadas. Turk namora (e mais adiante na série, casa-se) com Carla Espinosa (Judy Reyes), uma enfermeira capaz das reacções mais violentas como dos carinhos mais afectuosos. É muito possessiva em relação a Turk. No princípio da série, J.D. tem um caso com Elliot Reid, uma clínica neurótica e insegura, que não dura muito. Elliot muitas vezes paga caro pela sua frontalidade, e é uma boa amiga de Carla. Perry Cox (John McGinley) é o melhor clínico de Sacred Heart, e de destacar a dureza bem disposta com que fala com as pessoas, independentemente do seu estado físico ou emocional, e também a sua relação com a mulher, em que a ideia de felicidade é completamente antagónica à padronizada na sociedade. O dono do hospital, Bob Kelso (Ken Jenkins), consegue ser ainda mais arrogante e frontal que Cox, e também egoísta. Por último, e na minha opinião o melhor personagem (conhecidos são os conflitos com J.D e Kelso): o zelador do hospital (em inglês, “Janitor”). É o indivíduo mais bizarro no hospital, dotado de hábitos estranhos e de uma estranha forma de se relacionar com os seus colegas. Tem medo de Carla e domestica animais como corvos.
Scrubs tem o facto curioso de ser filmado apenas com uma câmara e foi nomeada várias vezes para os Emmys, ganhando as nomeações de elenco, roteiro e edição (primeiras três temporadas) e de melhor comédia, melhor actor de comédia (Zach Braff), melhor edição para uma série de multi-câmara (tal apenas acontece num episódio) e melhor elenco. Foi a série que aliviou a pressão dos espectadores sobrecarregados das típicas séries médicas, dotadas de stress e dramatização dos acontecimentos.

Nota:



Outras Notas:
RMC:

David Bernardino:
Pedro Mourão-Ferreira: 3/5

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto e k e uma grande serie d TV!Mas k a nota é um pouko injusta...deviam dar 9...pelo menos 8.5

Anónimo disse...

Realmente engraçado