segunda-feira, 2 de abril de 2007

Oxygen

Titulo Original: Oxygen
Titulo Português: Oxigénio
Realizado por: Richard Shepard
Actores: Maura Tierney, Adrien Brody, Terry Kinney
Data: 1999
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 92 mins
M/16Q
Cor e Som







Oxygen é um thriller psicológico por excelência mascarado de policial. É também um daqueles filmes cujo mérito advém dos actores e da realização. Se não fosse a excelência desses dois factores o fantástico apesar de simples enredo seria deitado água abaixo. O filme fala-nos de um assassino que enterra viva uma mulher, esposa de um homem rico e influente. O assassino filma esse processo de enterramento onde está evidenciado o desespero da mulher de forma, diga-se, extremamente realista. Não aconselho este filme a menores de 16 anos dado que algumas cenas são de facto chocantes e nunca desnecessárias. O assassino é Harry, interpretdo magistralmente por Adrien Brody. Nunca fui grande fan de Brody mas este filme fez-me mudar de ideias. Nesse video Harry deixa bem claro que não quer ver a polícia envolvida senão a mulher morreria, sendo que ele nunca diria a localização do caixão. O leitor poderá dizer que esta ideia de ser enterrada viva e ter X horas de vida para ser encontrada já está muito vista, mas note-se que Oxygen é de 1999 e nessa altura penso que não se tinha usado ainda esta premissa, mas posso estar enganado. Uma detective envolvida no caso torna-se na personagem chave quando o assassino exige que só falará com ela. A detective é Madeline (Maura Tierney), que tem uma vida paralela àquela que tem com o marido e comandante da polícia Tim (Terry Kinney). Essa vida paralela consiste num doentio masoquismo praticado com um amante secreto. É após uma dessas estranhas sessões que o caso de Harry lhe cai nas mãos. A forma como o enredo evolui a partir daí é simplesmente extraordinário, com muitas reviravoltas e revelações fantásticas. Mas como já referi, não é o enredo, apesar de muito forte, o melhor elemento do filme. A realização é simplesmente das melhores de que me recordo. O para mim desconhecido Richard Shepard usa uma forma muito original, interessante e realista de filmar a acção, dando ao filme quase um ar amador. Por exemplo, numa das primeiras cenas do filme Madeline persegue um bandido num comboio em andamento. Antes dessa perseguição existe um diálogo de Madeline com o marido Tim, em que o comboio já está em andamento até Madeline reconhecer o bandido e dar inicio a essa perseguição. Nota-se que toda essa sequencia é filmada num só take pelo movimento do comboio (que não está num túnel, mas ao ar livre) sendo possivel observar por onde ele vai passando. Ora quando Madeline persegue o tal bandido começa a atravessar carruagens a correr com o cameraman atrás dela a correr também, dando o tal estilo amador ao filme. Se este fosse um filme corriqueiro de acção eles subiriam aos telhados do comboio e existiria uma cena de artes marciais de ficar de olhos esbugalhados em cima do comboio a alta velocidade. Em Oxygen não existem amores estúpidos, cenas de pancadaria desnecessáriase ou heróis. Por exemplo após um acidente de automóvel o que é que acontece? A pessoa fica desmaiada, ferida e atordoada certo? Pois é isso que aqui acontece. Todo o filme se passa em cerca de 6 horas, o tempo que resta de ar à mulher enterrada, o que dá um ambiente de maior tensão ao filme e ao mesmo tempo evita meter "palha" no enredo. Tudo aquilo que se nos é mostrado é relevante. As interpretações não estão menos boas, aliás são soberbas. Brody interpreta o psicótico assassino, sarcástico, possessivo e muito inteligente. Ele diz ser Houdini, o mestre das evasões, e assim sendo nunca poderá ser preso. A desconhecida Maura Tierney está quase ao nivel de Brody. Quanto a Terry Kinney traz a qualidade habitual de Oz.
Assim Oxygen resume-se como um dos melhores thrillers que já vi. De baixo orçamento é certo, o que acaba por provar mais uma vez que são os actores em colaboração com o realizador que fazem bons filmes. Nada de efeitos especiais, sóbrio, sério e sem falhas, apenas o ser humano real em acção. Ponham este filme ao lado de 8mm.

Nota:

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