segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

The Shining

Titulo Original: The Shining
Titulo Português: Shining
Realizado por: Stanley Kubrick
Actores: Jack Nicholson, Shelley Duvall
Data: 1980
País de Origem: Estados Unidos/Reino Unido
Duração: 115 min
M/16
Cor e Som










The Shining foi aclamado pela critica em 1980 e ainda hoje é considerado o primeiro grande épico de terror.Stanley Kubrick assina esta obra adaptada do romance de Stephen King.
Jack Torrance (Nicholson) é um escritor de romances que procura a paz necessária para escrever o seu novo livro. Dessa forma aceita o trabalho de guarda de Inverno num luxuoso hotel nas montanhas. Durante o Inverno esse hotel está fechado e Jack é avisado pelo seu proprietário que este não seria um trabalho fácil pois seriam 3 meses passados num completo isolamento apenas com a sua mulher e filho de 8 anos num gigantesto hotel. Uma boa parte de pessoas sujeitas a estas condições correriam sérios riscos de perder a sanidade e sem qualquer comunicação para com o exterior qualquer problema teria de ser resolvido sem ajuda. Sem se deixar intimidar por estes conselhos Torrance aceita o trabalho e parte com a sua familia para o hotel. Chega então a altura de perguntar ao leitor qual seria para si o maior horror imaginável? Será este isolamento? Ou será a altura em que o isolamento decide tomar conta da razão de Jack Torrance transformando-o num assassino que apenas descansará quando conseguir matar a sua própria familia? É relevante a forma como o tempo é explorado em Shining: ao inicio tudo parece bem, apenas existe felicidade perante a possibilidade de fazer o que se quiser num espaço tão grande e ter finalmente tempo só para si. O tempo passa e Jack não consegue escrever o seu livro, culpando a mulher por tudo aquilo que não consegue fazer e procura refúgio de consciência no bar do hotel. Jack Torrance começa então a alucinar. É de facto memorável a cena do bar na qual Jack tem uma conversa com o barman e com o empregado da casa de banho. A meu ver o factor mais interessante de Shining reside na evolução psicológica de Torrance, influenciada pela sua frustração de não conseguir escrever o livro, personagens com que alucina e até situações sobrenaturais que se presenciam em algumas divisões do hotel. Obviamente a esposa (Duvall) tenta salvar o filho e escapar à loucura do marido e, consequentemente, sair do hotel.
Shining consegue presentear-nos com verdadeiros momentos de horror como a célebre machadada na porta, o ambiente tenebroso do hotel e a própria insanidade de Torrance.
Quanto às interpretações este é um papel que imortaliza Jack Nicholson. Quase toda a gente conhece a loucura de Nicholson em Shining, nem que seja apenas pelo nome e quando nos pensamos em Jack Nicholson pensamos imediatamente em Shining, talvez injustamente pois a sua melhor interpretação seja talvez a de Voando Sobre Um Ninho de Cucos.
O filme apresenta ainda uma excelente banda sonora capaz de manipular as emoções do espectador. A filmagem apresenta-nos também planos muito interessantes e originais para a época tais como a machadada na porta, a intimidação de Jack à sua esposa levando-a a recuar pelas grandiosas escadas do hotel ou até a noção do tamanho e luxo do bar do hotel.
Todavia Shining tem alguns pontos negativos. Apesar de toda a evolução do enredo, nota-se algum vazio em termos de riqueza estando as cenas que se destacam localizadas apenas quase no final do filme. Aparentemente os primeiros 4/5 do filme pretendem apenas construir um enredo convincente que culmine no grande final, esse sim memorável por si só. Mas não se iludam pois apesar de a intenção da maior parte ser essa, esta é muito bem conseguida e consegue interessar o espectador com a sua regularidade.
Resumindo The Shining é um filme muito bom onde apenas falham pequenas cenas como a da única morte do filme, perfeitamente despropositada com o único objectivo de saciar a vontade do espectador do "vá lá tens que matar alguém Jack!". Apesar das suas falhas este é de facto o primeiro grande épico de terror e é aconselhado a qualquer pessoa que se interesse por cinema.

Nota:

Outras Notas:

Miguel Patrício: 3/5

Sem comentários: