quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Zombieland

Título Original: Zombieland
Título em Português: Bem-Vindo À Zombilandia
Realizado por: Ruben Fleischer
Actores: Woody Harrelson, Jesse Eisenberg, Emma Stone, Abigail Breslin, Bill Murray
Data: 2009
País de Origem: EUA
Duração: 84 min.
M/16Q
Cor, Som








Nada mais é preciso, nada mais do que 32 regras para se sobreviver a uma apocalíptica situação que a terra vive. Tal como o nome do filme indica estamos perante um berbicacho zombie em que quase toda a população mundial se transformou nesta mistura entre um morto-vivo e um atleta.
Zombieland fazia falta. Fazia falta principalmente por não existir ultimamente uma cómedia negra tão bem conseguida como esta e por nos mostrar que o "genéro" zombie está muito longe de estar morto. Shaun of the Dead arranhou um bocado mas Zombieland escavou e encontrou petróleo. Estamos perante algo que merece ser relembrado, uma comédia negra cheia de "gore" que nos faz rir do inicio ao fim, que nos faz salivar por mais, que se apodera da nossa atenção e a explora como á muito não se fazia.
Jesse Eisenberg interpreta Columbus, um rapaz que escreveu 32 regras, como que um manual de sobrevivência a este caos zombie. O seu objectivo é encontrar os pais, mas encontra Tallahassee um caçador de zombies, interpretado por o renascido Woody Harrelson que procura loucamente por uma última embalagem de Twinkie. Mas não estamos perante um simples caçador de zombies, estamos perante um homem que mata zombies com um banjo, que os atrai com a sua música e que separa a cabeça do corpo com uma pancada cheia de melodia. Talvez seja a par do momento em que Tallahasse olha para o cima e agradece a Deus o facto de existirem "rednecks", os momentos que melhor ilustram esta personagem que retira prazer de tudo o que seja matar zombies. Um homem que se diverte sentado numa carruagem de uma montanha russa a matar zombies e que tem como ídolo Bill Murray. Ambos encontram na sua viagem duas raparigas que os enganam constantemente mas que por último acabam por seguir viagem com eles. Já que matar zombies se tornou num desporto, merecia um prémio quem conseguisse a "Zombie Kill of the Week", ou seja, a forma mais orginal de matar um zombie. Nunca se deixem fiar numa velhinha simpáctica porque quando derem por vezes têm um piano a cair em cima.
Um bom "easter egg" é a presença de Bill Murray, que verdade seja dita, nos presenteia com uma actuação fantástica acabando por morrer a representar. Mas a sua presença vai trazer memórias, dando um cheirinho de Ghost Busters.
Zombieland tem uma excelente banda sonora indo de Mozart a Metallica, de música country a Eddie Van Halen, de Willie Nelson a The Racounters. Construída de forma singular a realização do filme oferece momentos repletos de sangue e destruição, de zombies a correrem em câmara lenta e a verem-se as banhas de um zombie gordo a saltarem de um lado para o outro enquando Columbus explica a sua primeira regra: "Cardio".
Zombieland é do melhor que a comédia negra tem para oferecer, a história em si é simples, mas a originalidade dos diálogos e o facto de irem buscar de novo zombies é que torna este filme num dos melhores do seu género, merecendo ser visto e revisto várias vezes para podermos rir com o macabro das situações, para podermos sentar num sofá a comer e engasgarmo-nos de tanto rir.

Nota:

2 comentários:

Cachopo disse...

não venho comentar esta critica, vinha só pedir que fizessem uma ao "Up in the air".

Nuno disse...

Bom dia.

O Antestreia está a organizar um encontro de blogs de cinema no Fantasporto.

Será na tarde do encerramento dia 6 de Março, pelas 17 horas. Gostariamos de contar com todos os blogs que estejam no festival.
Entre os blogs que lá estarão a tempo inteiro também se irá votar o melhor filme do Fantas.

Mais informação pode ser lida em http://antestreia.blogspot.com/2010/02/encontramo-nos-no-fantas.html

Agradecíamos que dissessem se estão interessados em participar na votação e se vão fazer parte do encontro.


Cumprimentos
Nuno Reis


PS: Podem e devem divulgar por outros bloggers que saibam que lá estejam.