sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

A Few Good Men

Titulo Original: A Few Good Men
Titulo Português: Uma Questão de Honra
Realizado por: Rob Reiner
Actores: Tom Cruise, Jack Nicholson, Demi Moore, Kevin Bacon, Kiefer Sutherland, Kevin Pollak
Data: 1992
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 137 min
M/12
Cor e Som







A Few Good Men é o primeiro filme a explorar convenientemente os tribunais, a advocacia e aqueles casos que aparentemente são insoluveis até chegar o jovem advogado que consegue safar os pobres inocentes. A ideia deste filme foi usada e abusada por muitos outros filmes como Hart's War(2002) ou Sleepers(1996). Mas não interpretem mal a primeira frase desta crítica. A Few Good Men é um filme muito bom. Um Marine americano da base de Guantanamo, situada na ilha de Cuba a 300 metros da fronteira, é tragicamente assassinado por dois dos seus colegas. Estes dois colegas, Dawson e Downey, justificam-se dizendo que estavam a agir sob ordens e que a morte havia sido um acidente. Eles apenas pretendiam castigar o seu colega Santiago e não matá-lo. Caberá ao jovem mas excelente advogado Tenente Daniel Kafee (Tom Cruise) defender Dawson e Downey, com a colaboração de JoAnne Galloway (Demi Moore) e Sam Weinberg (Kevin Pollak). A defender o Estado estará um grande amigo de Kafee, Capitão Jack Ross (Kevin Bacon). Mas a par do excelente Tom Cruise o grande trunfo do filme acaba mesmo por ser Jack Nicholson, que interpreta o exigente e implacável Coronel Nathan Jessep.
O jovem mas já algo experiente Cruise (Nascido a 4 de Julho, Rain Man, Horizonte Longínquo) está mais uma vez em grande nível. Destaco uma cena de uns bons 10 minutos em que Kafee está bêbado e começa estando calmo e compreensivo mas acaba gritando, babando-se e até caíndo. Tom Cruise é de facto um actor de topo. Depois temos o grande mestre Jack Nicholson. Os seus diálogos são de facto notáveis, tal como a facilidade que ele demonstra ao interpretar a personagem. Ele e Tom Cruise são os pontos altos do filme. Kevin Bacon também está bastante bem, fazendo de amigo pessoalmente e de adversário profissionalmente. Os restantes, incluindo Demi Moore não têm prestação de grande destaque. Outro ponto a favor deste filme é o seguinte: normalmente quando temos um homem e uma mulher a interpretar papéis principais eles inevitavelmente apaixonam-se e os realizadores não resistem a fazer um filme sem uma cena de amor. Uma Questão de Honra não cai nesse erro. Notamos algumas adversidades e reconciliações entre Cruise e Demi Moore mas eles nunca se chegam a tocar. Ah sim, e é sempre engraçado ver o hoje super famoso Jack Bauer de 24 (Kiefer Sutherland) num filme de 1992 a fazer de mau da fita. Pouco mais há a dizer acerca deste filme. Nada se destaca na realização. Ela é linear, não experimenta fazer planos originais nem modificar a fotografia para efeitos visuais mais bonitos. Nada de efeitos especiais. É um filme realista e simples que vive de um enredo muito bem estruturado. E mais uma vez, nada de banda sonora.
Uma grande frase que por vezes oiço cuja fonte desconhecia provém deste filme: You want the truth?! You want the truth?! -Yess!! -YOU CAN'T HANDLE THE TRUTH!
A Few Good Men tem passado ultimamente no canal Axn. Se tiverem disponibilidade só fazem bem ao vê-lo.

Nota: 3/5

1 comentário:

Pedro Silva disse...

Ainda no outro dia voltei a ver este filme no canal Hollywood e nunca me canso de esperar pelo glorioso momento:"You want the truth?! You want the truth?! -Yess!! -YOU CAN'T HANDLE THE TRUTH!".