terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Sicko

Título Original: Sicko
Título em Português: Sicko
Realizado por: Michael Moore
Actores: Michael Moore, George W.Bush, Bill Clinton, Hillary Clinton
Data: 2007
País de Origem: EUA/Canadá/Grã-Bretanha/França
Duração: 123 min.
M/12Q
Cor, Som






O regresso de Michael Moore após um aclamado Fahrenheit 9/11, é significativamente diferente do seu antecessor.
Moore apresenta-se em Sicko, muito mais sóbrio e simples, aproximando-se mais da noção clássica de documentário, e afastando-se agora dos padrões que o vinham a caracterizar desde filmes como Bowling for Columbine!
Assim temos um Moore mais vocacionado para a informação e menos para o entretenimento, como resultado temos um filme que embora menos "animado" que os anteriores títulos do autor, se apresenta como um poderoso documento de investigação. Mantendo a vertente crítica ao poder imposto nos EUA, Moore aborda um tema de interesse quase exclusivamente americano, não há politica externa neste filme, tudo gira em torno do sistema de saúde americano, e da sua comparação com os sistemas de saúde do resto do mundo.Sicko cativa-nos também pela sensação de realidade que nos acompanha ao longo do seu visionamento, a manipulação parece menor e o choque aumenta quanto mais nos apercebemos do quão reais são as situações retratadas, a violência da desvalorização humana e a força do capitalismo transformada em noção real e palpável tornam este Sicko num forte elemento de reflexão para todos (não só americanos).
O cineasta todavia não abandonou ainda os seus meios mais sensacionalistas, mantendo assim a exploração exaustiva do choro humanos como em outros filmes.
Este Sicko é assim um documentário de excepção onde Moore demonstra um amadurecimento na forma de apresentação dos dados, em vez do choque opta agora pela prova directa e simples mas segura na sua documentação. Cruzando várias histórias Moore consegue criar um novelo argumentativo de tal força que conseguirá romper no nosso subconsciente com a imagem de prosperidade que aprendemos a criar dos EUA. Este será outro dos principais factores de interesse para um não-americano no visionamento de Sicko, a nova imagem que inconscientemente nascerá destes EUA cada vez mais desmistificados.

Nota: 3/5

Sem comentários: