quarta-feira, 4 de junho de 2008

Peter Pan

Título Original: Peter Pan
Título em Português: Peter Pan
Realizado por: P. J. Hogan
Actores: Jeremy Sumpter, Rachel Hurd-Wood, Jason Isaacs, Olivia Williams, Richard Briers, Lynn Redgrave
Data: 2003
Países de Origem: Estados Unidos da América/ Reino Unido
Duração: 113 minutos
M/6Q
Cor, Som








"All children grow up, except one"


Em 1902, um romance intitulado "The Little White Birds", escrito por J. M. Barrie, foi publicado. É neste livro que se deve a primeira aparição de Peter Pan. A editora de Barrie decidiu comprar os direitos dos capítulos em que "the boy who wouldn't grow up" protagonizava lançando uma versão dedicada ao rapaz: "Peter Pan in Kensington Gardens". Mais tarde, a história que todos nós viemos a conhecer tão bem foi criada. "Peter and Wendy" é o célebre romance que foi inúmeras vezes adaptado em cinema.

A primeira grande adaptação foi "Walt Disney's Peter Pan" (1953) o desenho animado a longa-metragem que difundiu a história por todo mundo. Um sucesso no mundo da Disney. Em 1991, Steven Spielberg pegou na fábula originando uma sequela. "Hook" passa-se muitos anos depois da aventura de "Peter and Wendy". Peter Pan, interpretado por Robin Williams, é adulto e casado com a neta de Wendy tendo dois filhos. Com o rapto dos filhos, Peter é obrigado a voltar para Neverland para salvar os filhos das mãos de Captain Hook. Embora seja um filme engraçado, aquilo que era cultura inglesa e puramente inglesa, Spielberg decidiu atribuir um excesso de cultura americana a esta sequela acabando por retirar ainda mais fidelidade ao romance, já que o argumento era, por si, uma mera especulação da continuação de "Peter and Wendy".

Mesmo com estas adaptações todas, faltava um filme que era realmente fiel à história manifestando a merecida magia e moral às pessoas através do cinema, dando, por fim, uma verdadeira homenagem a J. M. Barrie. Acabou por haver dois que concretizaram este feito. Um é "Finding Neverland" (2004) em que se conta tudo aquilo que levou Barrie a escrever "Peter and Wendy", papel interpretado por Johnny Depp. Foi muito bem recebido, mas antes deste, precisamente um ano, P. J. Hogan viria a realizar a célebre aventura e magia de Peter Pan e Wendy.

"Peter Pan", estreado em 2003, começa com uma música muito semelhante à de Harry Potter. Até se pensa que estaríamos a presenciar mais um "flop" de fidelidade em relação ao romance. Tal não acontece. Somos imediatos levados numa viagem assombrosa até Neverland como nunca antes mostrado. É certo que não é cem por cento fiel por haver uma ou outra cena que não esteja de acordo com o livro, mas se não fosse assim, provavelmente seria aborrecimento a mais vermos uma excessiva perfeição da adaptação. Desta forma, entramos no enredo que tem uma marca própria e não copiada por inteiro de "Peter and Wendy". É mágico o estado que James Newton Howard (compositor do filme) nos deixa quando as crianças levantam voo da janela do quarto deles através de uma sinfonia muito bem trabalhada. Uma banda sonora muito superior à dos filmes de Harry Potter.

Os efeitos especiais são usados de uma maneira espectacular em torno da imaginação atribuindo sempre uma espécie de desenhos animados ao filme. Nesta perspectiva é oferecida a tal fantasia à aventura. São poucos os filmes que conseguem chegar a este feito. Outro filme que atingiu um nível destes foi "Enchanted", estreado em finais de 2007.

São notáveis as performances de actores com background na escola inglesa. Exemplo disso é Jason Isaacs que interpreta o pai de Wendy e Captain Hook (aparece como Lucius Malfoy nos filmes de Harry Potter ). Captain Hook não é um mero vilão. Graças a Isaacs, Hook é uma personagem que traz terror e muito mais. Existem também vários actores que fazem a sua estreia em cinema com os seus papéis de grande nível. Exemplo disso é Rachel Hurd-Wood que representa Wendy Darling conseguindo juntar à personagem o medo que uma criança tem do fim da infância com a coragem e aceitação do nascimento da adolescência maravilhosamente. Um outro grande actor é Jeremy Sumpter que dá o merecido valor à personagem Peter Pan, que é um rapaz que se trata mal, espécie de rúfia, evitando ao máximo mostrar os seus sentimentos às pessoas mostrando sempre o seu lado traquinas através do seu sorriso expressivo. Jeremy ilustra isto tudo de uma forma exemplar. O que mais me espanta no filme é dois actores de 12 ou 13 anos a contracenarem muito melhor que muitos outros actores adultos. De facto, Jeremy Sumpter e Rachel Hurd-Wood foram escolhidos na perfeição para cada papel. Nas cenas românticas, eles não mostram nervosismo nenhum. Ambos parecem estar completamente à vontade com a situação dando uma magia surpreendente ao enredo. A cena "I do believe in fairies! I do! I do!" é exemplo de uma força e de uma entrega às actuações por parte de todos os jovens presentes. "'Tis just a thimble" mostra o nível das representações que Jeremy e Rachel foram capazes de atingir. Uma cena brilhante, ainda mais pela preciosa ajuda de James Newton Howard. A última cena, sendo ela triste, mostra também contentamento. Quando acaba, ficamos logo com vontade para repetir a dose e ao fazer só nos alegramos de o ter feito.

"Peter Pan" é um filme para toda a família, um divertimento e ensino muito importante para as crianças e não só. Uma aventura espectacular no mundo de Peter Pan, único em cinema. Se ainda não viram por terem dúvidas em relação à qualidade exibida, não se preocupem. É deveras mágico.

"Never is an awfully long time" - Wendy

Nota:

Sem comentários: