domingo, 28 de setembro de 2008

Tropic Thunder

Título Original: Tropic Thunder
Título em Português: Tempestade Tropical
Realizado por: Ben Stiller
Actores: Robert Downey Jr., Ben Stiller, Jack Black, Brandon T. Jackson, Matthew McConaughey, Tom Cruise
Data: 2008
País de Origem: EUA
Duração: 107 min.
M/12Q
Côr, Som






Tempestade Tropical é a prova de que as incursões pelo mundo do blockbuster ainda se podem revelar verdadeiramente prazerosas.
Nesta sua estreia como argumentista e realizador, Ben Stiller introduz um puzzle de personalidades por de trás de personalidades evidenciando em seguida o ponto em que se cruzam, quer isso seja por força de um profissionalismo exacerbado como no caso de Kirk Lazarus (Robert Downey Jr.) quer seja por evolução da própria personagem como no caso de Tugg Speedman (Ben Stiller).
Assim com o decorrer do filme vamos divagando cada vez mais por entre a dualidade característica dos actores e aquele filme dentro do filme vai caricaturando os restantes filmes inclusivamente o próprio filme que estamos a ver.
Contudo e apesar de cómico, bem conseguido e original, Tempestade Tropical nunca chega a atingir o nível seguinte, nunca se revela como algo mais que uma comédia engraçada o que leva a que o espectador após acordar de todo aquele banho de “diversão” e por vezes até de algumas gargalhadas, fique à espera de encontrar a peça que falta, aquela peça que Tempestade Tropical nos promete desde o primeiro minuto em que surge a nossa frente com os seus traillers fictícios. A peça que julgamos que nos irá lançar para a nova dimensão da comédia, a peça que nos fará aterrar no desejado inédito, e ficaremos sentados até ao fim do último crédito para percebermos que essa peça não está lá. Assim, e apesar de ser uma boa comédia, Tempestade Tropical acaba por sugerir mais do que concretiza, sem demérito claro para o bom uso dos meios e das fantásticas interpretações, mas já lá vamos.
Assim em tempestade tropical acabamos por lamentar que a história nunca tenho querido ser algo maior e tenha acreditado que o brilhantismo se poderia esgotar no campo visual onde realmente impera, e muito provavelmente será por aí que se perdeu a tal peça.
Com a fragilidade da história, Tempestade Tropical irá inevitavelmente agarrar-se com todas as forças aos já referidos brilhantismo e riqueza da sua imagem e também a um elenco que deixa a popularidade de lado apostando na concretização de interpretações realmente boas, refiro-me ao cada vez mais excepcional e sem duvida a grande imagem no ecrã em todo o filme: Robert Downey Jr., a um Ben Stiller que tendencialmente mantém o seu bom nível, a um Jack Black igual a si próprio, um Brandon T. Jackson num brilhante exercício de imitação e essencialmente a um Tom Cruise no seu papel mais surpreendente e possivelmente um dos seus melhores.
Assim em jeito de conclusão, Tempestade Tropical só gorará as expectativas daqueles que se basearam nos pressupostos errados para as criar, porque no fundo o filme nunca pretendeu ser qualquer outra coisa, ou pelo menos nunca teremos a certeza disso!

Nota: 3/5

Outras Notas:
Pedro Mourão-Ferreira: 3/5

Sem comentários: