segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

I Am Legend

Título Original: I Am Legend
Título em Português: Eu Sou A Lenda
Realizado por: Francis Lawrence
Actores: Will Smith, Alice Braga, Salli Richardson
Data: 2007
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 101 minutos
M/16Q
Cor, Som











Robert Neville é o único habitante da ilha de Manhattan. O único saudável. 3 anos antes, um antídoto para uma certa doença provocou antes um vírus potente e contagiosíssimo (raiva) e os infectados caracterizam-se por perderem as suas características humanas, agindo selvaticamente e comendo as pessoas saudáveis - uma espécie de zombies neanderthais: não falam, só gritam, tudo destroem. O vírus espalha-se mundialmente. A ilha de Manhattan é isolada fisicamente. A maior parte dos humanos morreu, a grande parte dos que sobreviveram estão infectados e esses comeram os saudáveis. Por própria vontade, Robert decidiu ficar na ilha, alegando a sua vontade de cumprir dever - leia-se encontrar uma cura - , como qualquer militar-virologista como ele faria, neste tipo de cenário. Neville não tem a certeza se há mais pessoas saudáveis na ilha; ele bem vagueia pela cidade, não as encontrando. Pelo que ele sabe, quem habita na cidade é ele e os "noctívagos": os tais zombies, que apenas conseguem viver de noite; a exposição solar ou a qualquer tipo de luz é-lhes fatal. Robert vai procurando a cura, sendo esta tarefa a sua obsessão diária, à falta de companhia humana. E é nessa lógica que decorre o filme: a rotineira e incessante procura de um antídoto por parte de Robert. Esta rotina só é alterada quando os tais Noctívagos mostram não ser assim tão burros e armadilham esta personagem.
Este filme poderia ser melhor. A ideia é engraçada, apesar de não original (28 days later, 28 weeks later) mas a partir do meio do filme começa-se a desbastar o carácter megalómano até aí registado. Com isto quero dizer que falta grande dimensão aos acontecimentos no final do filme. Falta isso e mais qualquer coisa, sem conseguir bem explicar o quê, o filme ou está a pedir a sequela ou um final diferente. Em termos de actores, acho que só se deve falar em Will Smith: tudo corre à volta dele. E está bem nos diversos aspectos do filme. A nível gráfico, a precisão com que a devastação na cidade de Nova Iorque foi desenhada é perfeita. A degradação dos prédios, a vegetação alta na Big Apple, um ambiente tipicamente rural, apesar de todos os edifícios. O bonito contraste entre o cimento e a erva que o penetrou. Este é um filme que pode ser forte, para o espectador comum e menos preparado, dada a violência mas mais tendo em conta a solidão em que vive Neville e o suspense que o escuro nos oferece. Concluindo, falta-lhe qualquer coisa.

Nota:2/5

Outras Notas:
David Bernardino:3/5

2 comentários:

David Bernardino disse...

I Am legend não é uma ideia original, de facto proveio de titulos como Last Man on Earth de 1964. Muitos se perguntam se este é afinal um filme bom ou nao. Sim é, muito bom até, mas quando após uma hora e qualquer coisa, quando começam a aparecer demasiados "zombies" o fascinio que temos pela solidão da personagem desvanece-se um pouco. O conceito do ultimo homem na Terra e a sua rotina, e principalmente a forma como está interpretada por Will Smith, são factores fantásticos e inegáveis. O filme é um exercicio de beleza, antes de se tornar num thriller, e é quando se torna no thriller que não é suposto ser que enfraquece.

Anónimo disse...

concordo plenamente. Sincerament o filme surpreendeu.me, não esperava tanto dele, gostei imenso, mas tambem senti k ha uma altura no filme em k muda algo e se perde um pouco. perde-se o conceito original. E visto que aqueles bixos já foram humanos, podiam, apesar de doentes ter mais caracteristicas humanas, e nao de homem aranha.