terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Invasion

Título Original: Invasion - 1 st Season
Título em Português: Invasão - 1º Temporada
Criado por: Shaun Cassidy Productions/ Warner Bros. Television
Actores: William Fichtner, Eddie Cibrian, Kari Matchett, Lisa Sheridan, Tyler Labine, Alexis Dziena, Evan Peters, Ariel Gade
Data:2000
País de Origem: Estados-Unidos
Duração (episódio): 45 min.
M/12
Cor e Som





O titulo desta série sugere-nos imediatamente uma série de ficção científica extraterrestre, onde o planeta Terra é invadido pelos alienígenas e os humanos lutam pela sua sobrevivência. De facto, este não é de todo o tema de Invasion. A série começa quando uma pequena vila americana, Homestead, é assolada por um tremendo furacão, que destrói practicamente tudo à sua passagem. Nessa vila vivem duas familias, e é nessas familias que a história se vai focar. Russel(Cibrian) e Mariel(Matchett) são um casal divorciado que tem dois filhos, Jesse e Rose(Evan e Ariel), o primeiro um adolescente. Já separados Russel casa com Larkin(Sheridan), irmã de Dave(Labine). Mariel por sua vez casa com o misterioso xerife Tom Underlay( Fichtner), que já tem uma filha, Kira(Alexis). Durante o furacão algo de estranho se passou:foram vistas luzes cir do céu e dezenas de pessoas foram encontradas dentro de água. Essas pessoas pareciam que já não eram as mesmas. Mariel é uma delas, e isso viria a afectar a familia. Mariel começa a demonstrar comportamentos estranhos, comportamentos que não tinha antes do furacão, como mostrar um grande interesse por água, como se para ela a melhor sensação possivel fosse estar em contacto com a água. Ao mesmo tempo Tom Underlay parece também ele demonstrar interesse pelo novo comportamento de Mariel. Por um longo periodo da série não sabemos as suas intenções. Quanto a Russel e Dave estes tentam desvendar o mistério das luzes caídas do céu. Dave acredita serem extraterrestres. Russel pensa que tudo se poderá justificar científicamente, que as luzes não passariam de trovões ou chuva reflectida. Enquanto isso Larkin, jornalista, vai relatando os acontecimentos de Homestead para a televisão, participando muitas vezes nas "expedições" de Russel e Dave. E será este o enredo base desta série, que será desenvolvido.
Invasion está muito bem realizada. O clima que se gera à volta dela é um clima de suspense, e por vezes de medo. É raro o momento em que o espectador respira de alívio ou se ri. As prestações são bastante boas, destaca-se apenas William Fichtner que, sendo um actor já bastante conhecido e com uma extensa filmografia, já tem bastante experiência. É no meu ponto de vista ele quem traz de facto uma boa prestação nesta série.
A banda sonora também está bem conseguida para as situações apresentadas. São-nos também apresentados planos interessantes, como a imagem da igreja numa tempestade nocturna.
No entanto esta série apresenta alguns defeitos. O primeiro é a evolução do enredo episódio a episódio. Quase nada evolui e há inclusive episodios que poderiam nem existir, dada a sua pouca relevância na integridade da historia. Isto significa que cada episódio vale por si, e que até nem traria muito prejuizo ve-los fora de ordem. Há personagens particularmente irritantes que nada trazem à história, e é essa a falha de Invasion. A série serie ideal para algo como 5 episódios apenas. Prolonga-se demasiado. Mas mesmo assim é uma série interessante e que merece ser vista.

Nota: 2/5

1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei ver esta série