sábado, 9 de abril de 2011

E os melhores filmes do ano para os leitores do Retroprojecção são...

Este ano, talvez impulsionados pela euforia dos oscares, o Retroprojecção, este espaço já tão querido, decidiu lançar a sondagem para averiguar afinal qual foi o melhor filme de 2010. E o resultado foi a prova de como a opinião popular e a critica especializada poucas vezes andam de mãos dadas.


1º Lugar

Para cerca de 28% dos leitores do Retroprojeccao, o melhor filme do ano foi o surpreendente Inception, trabalho que se seguiu ao também aclamado Dark Knight de Christopher Nolan. Inception foi sem duvida o grande blockbuster do ano, espremendo de forma maxima os seus ingredientes mais deliciosos: enredo e efeitos especiais. E a juntar um cast cheio de estrelas, era difícil o mais recente filme de Nolan, que se afirma cada vez mais no top da realização mundial, não ser um grandioso êxito.








2º Lugar


O segundo lugar para melhor filme do ano para os leitores do Retroprojecção foi entregue a Black Swan, de Aronofsky, com 24% dos votos. Black Swan foi talvez a sugestão cinematografica mais pura de 2010. Não foi decerto um blockbuster no vulgar sentido do termo, mas isso não fez com que deixasse de ser um dos filmes mais vistos do ano, sem prejuízo de, de certeza absoluta, ser um filme que procura um publico bastante mais especifico que qualquer um dos seus oponentes (excepção feita ao outsider Winter's Bone). A verdade e que quem gostou do filme, gostou e muito! Assim, Black Swan tornou-se na proposta que mais culto gerou neste ano de 2010.







3º Lugar

Em terceiro lugar, com 11% dos votos obtemos um inesperado empate entre The King's Speech, o vencedor do Oscar de melhor filme de 2010, e 127 Horas. O primeiro pode-se dizer que foi um filme que subiu do desconhecido para o estrelato em menos de nada. Tenha sido, como dizem as mas linguas, manobra de marketing ou justa qualidade, a verdade ´´e que este Discurso do Rei pos o Mundo de olhos postos no cinema britanico atraves deste elogio historico num filme que por vezes tem muita dificuldade em se definir. Um oscar para melhor realizador que deixou muitas duvidas e um quase certo premio par Colin Firth fazem com que, quer queiramos quer nao, The King's Speech tenha entrado para o palmares da industria.









O outro foi 127 Horas, do flexivel realizador Danny Boyle. Se merece estar no top dos melhores filmes de 2010 é discutivel, mas este retrato de sobrevivencia conseguiu captar a atençao do publico gracas a sua inspiradora narrativa, fotografia, grande interpretaçao do fan-favourite James Franco e ate banda sonora. Todavia foi a celebre cena que serve de climax ao filme que o tornou tao celebre. E que bem o fez Danny Boyle!











Abaixo das expectativas ficou The Social Network, com apenas 7% dos votos, cuja tematica agradou a generalidade do publico. No entanto a realizaçao demasiado rigida e tradicional fez com que o mesmo publico acaba-se por torcer o nariz aquele que se pretendia ser o filme iconico pela sua actualidade de 2011. Outros candidatos nao tao votados foram Toy Story 3 (oscar melhor filme de animaçao) e True Grit dos irmaos Coen com 5% dos votos.

No lote final da lista temos The Fighter, que oscarizou quem ja merecia: Christian Bale e Melissa Leo; Winter's Bone, a escolha alternativa selecionada pela academia aos seus oponentes main stream; e The Kids Are Alright, cuja moderna narrativa acerca da homosexualidade pareceu nao agradar aos leitores do Retroprojecção. 5% dos leitores consideraram que nenhum dos nomeados foi o melhor filme de 2010.

Sem comentários: