quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

The Social Network

Titulo Original: The Social Network
Titulo Português: A Rede Social
Realizado por: David Fincher
Actores: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Armie Hammer, Rooney Mara
Data: 2010
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 120 mins
M/12
Cor e Som








The Social Network (evitando o título óbvio de facebook, quem sabe por questões legais ou não) vem continuar o legado de filmes de estrutura clássica de Fincher iniciado em Zodiac. Foi de facto em Zodiac que Fincher dividiu os seus "fãs". Uns aprovavam-no, defendendo a forma clássica e tradicional dos filmes dos anos 60/70 que o filme apresentava, dizendo até alguns que era na altura o melhor da filmografia do realizador. Os outros, a maioria, diziam que este não era um filme de Fincher, fugindo completamente à formula de Se7en, Fight Club ou The Game, condenando-o, dizendo que este era lento, desinteressante, sem uma construção credível que levasse a um clímax e a uma revelação final chocante. Com The Social Network acontece o mesmo. A acção vai-se desenrolando, de forma interessante mas sempre sóbria. Não surpreendendo o espectador apenas o cativa e incentiva a colocar a mão no queixo e a apreciar a narrativa com calma e tranquilidade, pensando ao mesmo tempo que o filme. De referir ainda também que o responsável pelo screenplay é Aaron Sorkin(The West Wing), cabendo a Fincher realizar esse texto ao seu jeito, que faz um trabalho fenomenal.
Em termos de narrativa poder-se-ia dizer que A Rede Social apenas escolheu o facebook para abordar uma história que abstractamente nada teria a ver com o facebook em si, de forma a garantir o seu sucesso comercial e quem sabe um olho mais atento dos críticos, conseguindo-o, estando até apontado como um dos principais candidatos ao Óscar de melhor filme do ano. Tal atitude não é censurável, é até compreensível. De facto este não é um estudo sobre o facebook, nem sobre o impacto das redes sociais no mundo presente ou na vida dos particulares, nem tão pouco é a história verídica de como foi criado o facebook: The Social Network é baseado no polémico livro de Ben Mezrich que, tanto quanto consta, tem tanto de fictício como de real. Apenas ainda apontar que Mark Zuckerberg (o criador do facebook, que aqui surge como personagem principal), veio dizer a público pouco depois da estreia do filme que não se revia no papel interpretado por Jesse Eisenberg, nem tão pouco aprovava esta como sendo a versão real dos acontecimentos, muito longe disso. Não obstante diz que, tudo isso à parte, "é um bom filme".
Dados triviais de parte, o filme. Como já foi dito, a narrativa apresentada poderia funcionar de forma abstracta no âmbito de qualquer outra empresa que não o facebook. No entanto não consideraria, ao contrário de muitos, esta uma história clássica sobre "poder". Antes é mais o transposição directa e sem transição da vida de adolescente para a vida adulta (veja-se como o filme começa com uma zanga entre o criador do facebook e a sua namorada e acaba com um processo de 600 milhões de dólares sobre os direitos da empresa, sempre com 19/20 anos de idade) , com tudo o que isso implica, e aí sim, a luta pelo "poder". É aí que The Social Network vai introduzir alguns elementos já não tão clássicos como a inveja entre amigos, sendo esse o principal catalisador do filme. Em certas alturas, e não querendo ofender ninguém, lembramo-nos mesmo do estilo de narrativa de clássicos de Scorcese ou mesmo d'O Padrinho. Até os próprios diálogos surgem tão naturais como seriam na vida real, (mais uma vez) soberbamente escritos, nunca pretenciosos e sempre cativantes e pertinentes.
As interpretações de Jesse Eisenberg e Andrew Garfield (de certeza que todos ficaram fãs de Eisenberg) são exímias e mesmo merecedoras de nomeação para óscar de actor principal e secundário. A dúvida que restava, a grande dúvida, era Justin Timberlake no papel do criador do Napster. Se há quem desgoste do sujeito pela sua música ponha tudo isso de lado, pois ele é o homem certo para o papel. De facto, a personagem está de tal ordem bem trabalhada e bem interpretada que são inúmeros os pedidos da realização de um filme sobre Sean Parker, criador do Napster. Sem dúvida uma grande mais valia para o filme!
É portanto necessário reter que The Social Network não é um filme documental, quer seja da criação do facebook, quer seja pelos seus efeitos na "sociedade". É um filme próprio (com uma tagline muitíssimo infeliz) que funciona de forma totalmente eficaz quer no plano político/corporativo, quer no plano pessoas, personagens desta complexa trama. Está destinado a ser um clássico. Talvez acabe por não o ser precisamente pela escolha de inserir a sua narrativa no contexto do facebook (abordado no inicio da critica) que, também ele, está destinado a morrer mais cedo que tarde.

Nota:

2 comentários:

Anónimo disse...

É basicamente um filme sobre um gajo sem pricípios e que mais tarde ou mais cedo será um velho estúpido, solitário, cheio de dinheiro e com uma gaja de 22 anos ao lado toda grossa a "sugar-lhe" o dinheiro todo.
O filme está bem construido, mas falta-lhe uma coisa muito importante num filme baseado em factos verídicos que é o interesse intrínseco da própria história. O enredo é limitado, porque a vida do Mark também o é.
Eu dava-lhe 2 estrelas.

Anónimo disse...

Este filme, foi demasiado falado para o que realmente entregou. Dou duas estrelas