terça-feira, 5 de agosto de 2008

Speed Racer

Título Original: Speed Racer
Título em Português: Speed Racer
Realizado por: Wachowski Brothers
Actores: Emile Hirsch, Christina Ricci, John Goodman, Susan Sarandon, Matthew Fox
Data: 2008
País de Origem: Estados Unidos da América
Duração: 135 minutos
M/6Q
Cor, Som










"Here he comes, here comes Speed Racer!"


Os anos 60 foram uma inovação no que toca a desenhos animados japoneses, também conhecidos como "animes". O talvez mais clássico de todos tenha sido Astroboy, a grande entrada para o mundo dos animes. Contudo, houve muitos nessa década que tiveram o privilégio de se considerarem grandes clássicos da animação japonesa. Uma delas foi "Speed Racer" em que se conta a história de um piloto de corridas de carros chamado, nem mais nem menos, como Speed Racer. Embora não tenha sido uma série de grande nível, tinha as suas qualidades, captando bem a atenção do público. Acabou por ser um sucesso em todo mundo.

Os Wachowski Brothers, realizadores da trilogia "Matrix", pegaram na série televisiva e fizeram um remake em longa-metragem. Havia dúvidas quanto à qualidade do filme, por ser raro um remake de desenhos animados ser inovativo e fiel à série. Então, qual foi o resultado?

Começa o filme, vemos alguém de costas sentado num banco sozinho num balneário de pilotos de corrida. Somos levados num flashback. Conhecemos Speed Racer em miúdo e notamos logo a sua paixão pelas corridas, estando completamente desatento nas aulas. Acaba as aulas e junta-se ao seu irmão mais velho, Rex Racer onde se encontrava junto do mítico carro, Mach 5. Speed convence Rex a levá-lo para a pista de corridas. De imediato, somos levados para o presente vendo o piloto a levantar-se em direcção a algo. Apercebemo-nos que se trata de Speed Racer (Emile Hirsch) a olhar para uma foto de Rex. Imagens assombrosas invadem os nossos olhos e ficamos deslumbrados a ver o início de uma corrida. De repente, volta-se ao flashback em que vemos Rex a explicar a Speed o "feeling" do carro, algo cliché, mas, se formos a ver, são frases muito semelhantes às do anime. Volta-se à corrida. Speed despacha dois pilotos que estavam a persegui-lo e parte para o primeiro lugar na corrida. Porém, Speed não quer ganhar a corrida. Ele deseja bater o recorde da pista, para destronar o irmão como detentor do recorde e começamos a ver Speed a correr contra o fantasma de Rex. A corrida transforma-se noutra, lado a lado Speed e Rex, ambos na recta final. Será que Speed vai conseguir? Terão que ver o filme para descobrirem. Um início empolgante em que ficamos agarrados a cenas que não parecem trazer nada de novo. No entanto, traz, porque em vez de estarmos a ver um remake como os outros, na realidade, estamos perante o primeiro grande filme "live-action cartoon" com uma entrada espectacular e inesquecível.

"Speed Racer" é exemplo para os remakes de desenhos animados pela sua fidelidade conseguindo ser inovativo. A maneira como é contada a história é igual à forma como se contava na série dos anos 60. A transição de planos, os planos em si, as personagens, a semelhança das falas, o mistério predominante em Racer X, o vestuário, sendo incrivelmente fiel. Até os próprios actores são idênticos às personagens. Porém, se não fosse pelos efeitos especiais, muito da qualidade do filme se perdia. Os mesmos obriga-nos a entrar no mundo original de "Speed Racer", por nos oferecerem imagens muito semelhantes em comparação com a série televisiva. É impossível não ficarmos agarrados, mesmo com duas horas e quinze minutos de duração. O lado mais negativo do filme é ser bastante previsível em termos de história, mas compensa em tudo o resto. Incluindo a mítica banda sonora da série usada ao longo do filme. A música entrega a magia merecida ao filme.

Após de o ver, ficamos a digeri-lo durante muito tempo. É um sonho concretizado para qualquer fã do anime e um bom filme para o público. Não consegue ser genial pela previsibilidade da história e contém clichés que pode incomodar pessoas que não são familiares com a série. No entanto, vale mais do que um filme vulgar, merecendo a sua atenção. Para os fãs só fica uma frase na cabeça de cada um:

"Go Speed Racer! Go Speed Racer! Go Speed Racer, GO!"

Nota:

1 comentário:

pvieira91 disse...

Boas,

Retroprojecção é um espaço cheio de cultura cinematografica.

Passem por http://ptcv-movies.blogspot.com

somos um projecto idêntico ao vosso, mas ainda estamos em iniciação.
Precisamos de criticos!!

Cumprimentos