terça-feira, 10 de junho de 2008

Finding Neverland

Título Original: Finding Neverland
Título em Português: À Procura da Terra do Nunca
Realizado por: Marc Forster
Actores: Johnny Depp, Kate Winslet, Freddie Highmore, Dustin Hoffman
Data: 2004
Países de Origem: Reino Unido/ Estados Unidos da América
Duração: 106 minutos
M/6Q
Cor, Som









Após do grande sucesso de "Peter Pan" (2003), em 2004 foi lançado um filme que conta os vários acontecimentos que levou J.M. Barrie a escrever o romance e a peça da famosa criança que se recusa a crescer. "Finding Neverland" é um filme semi-verídico que nos leva a conhecer o escritor inglês e as aventuras que ele percorre com a família Llewlyn Davies.

Em 1903, James Matthew Barrie (Johnny Depp), triste com a sua falta de inspiração (prova disso é o fracasso de uma peça escrita por ele) procura conforto em Kensington Gardens. Ao chegar ao parque, encontra um rapaz deitado sob o banco onde o mesmo se sentava. A partir desse momento, fica a conhecer a família Llewelyn Davies e passa grande parte do seu tempo a recuperar a inspiração que lhe faltava através da imaginação dos filhos de Sylvia (Kate Winslet). Nesta cena apercebemo-nos da criação e o começo do fruto da imaginação do escritor londrino de "Peter Pan" em que a sua primeira aparição dá-se em Kensington Gardens no livro "The Little White Birds".

A origem da peça deve-se, em parte, à estranheza de um dos filhos ter tudo menos imaginação. Prefere recorrer a uma visão que se aproxima da realidade do que entrar no mundo da imaginação. Tal intriga Barrie e esforça-se ao máximo para que Peter (Freddie Highmore) entre nesse mundo. Um dia, a família Llewelyn Davies e o playwright vão passar um fim de semana a uma casa de campo. É nessa altura que o escritor imagina ver as crianças a voarem até a um mundo desconhecido sendo a porta para esse mundo a janela. Desta forma, não consegue parar de escrever e cria a famosa peça intitulada "Peter Pan" dando à personagem o nome de Peter. O rapaz que se recusa a crescer é exactamente o oposto de Peter Llewelyn Davies e foi esta a forma que o playwright resolveu trazer Peter ao mundo da imaginação, a Neverland, e contar as férias de verão que o escritor passou com a família Llewelyn Davies através de uma história fictícia recheada de encantamento e magia.

O filme, sendo semi-verídico, não conta com precisão aquilo que realmente aconteceu. Forster preferiu dar, em parte, fantasia ao filme para poder ligar melhor a vida de Barrie com o romance "Peter and Wendy". Em algumas cenas, entramos no mundo de imaginação das brincadeiras do playwright com os filhos Llewelyn Davies. Noutras vemos a imaginação do escritor londrino a formar-se através da ingenuidade daquilo que é ser criança. Devo dizer que o realizador conseguiu executar muito bem a transição dos momentos referidos trazendo muita fluidez ao filme com a ajuda de uma sinfonia bem estruturada.

Johnny Depp, Kate Winslet e Freddie Highmore foram fantásticos nas suas actuações, principlamente Highmore que soube incorporar muita maturidade, mas, ao mesmo tempo, inocência na sua personagem. A maneira como ele consegue efectuar a transição de uma visão realista para uma visão recheada de imaginação foi exemplar.

"Finding Neverland" é belo, fluido com um toque de encantamento pelo meio. Se James Matthew Barrie ainda estivesse vivo, poder-se-ia orgulhar dos esforços de P. J. Hogan e de Marc Forster por terem manifestado a sua merecida homenagem através de "Peter Pan" e "Finding Neverland". Uma excelente celebração de cem anos do lançamento do romance "Peter and Wendy". Se gostaram de "Peter Pan", filme de P. J. Hogan, então de certeza que vão gostar deste. Uma dupla perfeita.

"Young boys should never be sent to bed... they always wake up a day older" - James Matthew Barrie

Nota:

7 comentários:

Anónimo disse...

Isto vriou blog pa crianças??? Ah brigada

Pedro Mourão-Ferreira disse...

Cinema engloba tudo "anónimo". Existem vários filmes que se destina a um público mais jovem e que são filmes de grande qualidade. No entanto, neste mês só existe uma crítica que se destina a tal que é "Peter Pan" e para ver este filme é preciso ser criança, senão não tinha piada. "Finding Neverland" já é um filme que se destina a um público mais velho, mas achei bem escrever a crítica logo a seguir ao "Peter Pan" pelo conteúdo dos dois filmes. Fazem uma excelente dupla e sinto-me honrado por poder difundi-los neste grande site que é o retroprojecção criando uma espécie de dedicação ao romance do Peter Pan.
Por outras palavras, não, o retroprojecção não "virou" para crianças. É um blog que engloba todo tipo de filmes mostrando, muitas vezes, que existem "películas" que merecem algo mais do que um passar de olhos pelo título, que é um fenómeno que se repete variadíssimas vezes quando passamos, por exemplo, por uma secção de filmes no el corte inglés ou na fnac, filmes que despertam a nossa curiosidade ou até mesmo o oposto. Daí escrevermos críticas para esclarecer, da melhor forma possível, as dúvidas das pessoas.
Agradeço a sua atenção e espero que um dia possa ver estes filmes e recordar aquilo que é ser criança, fenómeno que se passou comigo e ainda bem que aconteceu. Só mesmo o cinema.

Anónimo disse...

ó mourão escuta lá, porque é que dás sempre 4?

Pedro Mourão-Ferreira disse...

Caro Romão,
Dou 4 aos filmes que merecem 4. São filmes muito bons, mas que não chegam a ser geniais, uns nem por sombras. Porém, merecem mais do que 3. É tão simples quanto isso. Agora, só porque dou 4 a um e 4 a outro, não significa que valem o mesmo, pelo contrário. São filmes muito bons, todos à sua maneira. O que distingue cada um dos filmes na sua totalidade é a crítica e não a nota. A nota é um mero pormenor, nada mais.

Anónimo disse...

O filme é belíssimo, poético sem ser piegas, emociona sem deixar triste, para quem gosta de criação é um filme tocante, bem dirigido com cenas interessantes como a da porta escura por onde sai a esposa e a da porta clara (para o dia) onde sai o autor simultaneaamente. a cena da Kate entrando na terra do nunca é sutil singela e bela ( golaço do autor0 pena que perdeu o Oscar para Menina de ouro que também é um grande filme. Gostei mais de Neverland. Fabiano

Anónimo disse...

Estou com uma baita preguiça de ler os outros comentários, mas respondo o do tal "Anónimo" que nem sabe escrever direito. 'Finding Neverland' é um filme maravilhoso que definitivamente não foi feito para crianças. O público infantil pode até achá-lo interessante, mas o verdadeiro público alvo deste filme são os adultos que pararam de acreditar. É um filme dotado de filosofia simbólica.
E, caso fosse um filme infantil, qual seria o problema de ter sua crítica publicada neste site?

^^

Pedro Mourão-Ferreira disse...

Queria agradecer ao fabiano e ao riku por demonstrarem o seu interesse e respeito pelo retroprojecção escrevendo comentários em bom português. Quanto mais apoio, melhor.