domingo, 10 de dezembro de 2006

Heavenly Creatures

Título original: Heavenly Creatures

Título Português: Amizade Sem Limites
Realizado por: Peter Jackson
Actores: Melanie Lynskey, Kate Winslet
Data: 1994
Pais de Origem: Nova Zelândia
Duração:99 min.
M/16
Cor, Som










Inicio a minha participação neste Blog com uma critica ao filme que chocou e impressionou o público e a critica em três vertentes.
A primeira delas pela sua historia e as consequências resultantes de uma relação que se por um lado nos impressiona, por outro lado nos apaixona.
A segunda das vertentes de choque foi a verificação que toda esta narrativa parte de uma história verídica , passada em 1954 na pacifica vila de Christchurch na Nova Zelândia.
Por fim um factor impressionante foi o gigantesco contributo do realizador Peter Jackson que deu ao filme uma magia que apenas seria cabal no imaginário de duas figuras tão impressionantes como Pauline Yvonne Parker e Juliet Marion Hulme.
Este filme aclamado pela critica e que lançou para a ribalta figuras como Kate Winslet, no papel da extrovertida jovem Juliet Hulme que ao vir da cidade para aquela pequena vila se viria a relacionar com uma tímida rapariga da sua turma Pauline Parker, sublimemente interpretada por Melanie Lynksey na época com 17 anos.Ainda uma nota de destaque para o realizador Neo-Zelândes que com este filme despertou para o sucesso e foi enormemente aclamado pela critica.
As duas jovens vêm a relacionar-se tornando se a sua afectividade cada vez mais forte, os seus laços cada vez mais estreitos e a sua relação cada vez mais incompreendida, confundida com homossexualidade entre outros aspectos que faziam ambos os pais acreditarem que aquela relação era perigosa para as duas jovens. Usando os sucessivos problemas de saúde de Juliet como justificação, os pais decidem que esta deveria acompanhar o seu pai para Inglaterra.
Recusando totalmente a hipótese de se separarem as duas jovens engendram um plano de fuga, com consequências muito graves e irreversíveis.
Toda esta envolvente acção é acompanhada por uma narração com passagens reais do diário de Pauline Parker.Uma viagem apaixonante pelo que de mais intrigante e assustador vive na mente e na psicologia humana.

Nota: 4/5

Sem comentários: