domingo, 24 de junho de 2007

Jeremiah Johnson

Titulo Original: Jeremiah Johnson
Titulo Português: As Brancas Montanhas da Morte
Realizado por: Sydney Pollack
Actores: Robert Redford, Will Gear,Delle Bolton, Josh Albee, Joaquin Martínez
Data: 1972
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 108 mins
M/12
Cor e Som









Antes de mais gostaria de partilhar a minha felicidade em ter começado a ver westerns dos anos 60 e 70, pois era uma faceta do cinema que eu realmente desconhecia. Jeremiah Johnson é um grande filme. Conta-nos a história de, como o titulo, Jeremiah Johnson, um soldado americano que decide fugir da Guerra e ir viver para as montanhas do Far-West. Jeremiah Johnson, interpretado magistralmente por aquele que eu não tinha em boa conta, Robert Redford, vive uma odisseia no minimo espantosa. Isolado de tudo o que é civilização rapidamente nos habituamos ao silêncio destas montanhas, somente habitadas por Indios e alguns ocidentais eremitas. Inúmeros episódios da aventura de Johnson são narrados, conforme este se vai cruzando com personagens cómicas, adversários ou quando se simplesmente mete em sarilhos, como no episódio com os Indios. Os diálogos são inteligentes, já que reflectem o vazio das montanhas e o silêncio do próprio Jeremiah que aprende as leis da sobrevivência ao seu próprio custo. Existem algumas cenas de combate, devido à componente dramática do filme que, e sublinho, nunca é pretenciosa. Mesmo as lutas são mostradas ao espectador de forma calma. Nunca nos sentimos tensos ao longo do filme. Aquilo que precisa de ser mostrado é mostrado. Uma das melhores características deste filme é que apesar de por vezes parecer um filme apático, brinda-nos com momentos de comédia brilhantes que permitirão a quase todos dar umas boas gargalhadas. Situações como Johnson encontrar um homem completamente enterrado no chão só com a cabeça de fora, cabeça essa calva servindo como arma contra os abutres, ao reflectir a luz do sol na careca e apontá-la contra os abutres. E muitos outros episódios existem. A fotografia do filme é excepcional, sempre com grandes paisagens, sejam solarengas ou brancas de neve. Mas o ponto mais forte do filme é sem dúvida a paz da natureza que este nos transmite. Não faltam animais selvagens, nem grandes caçadas, nem contruções de cabanas. Em suma, é uma autêntica aventura no seu sentido mais simples, que nos dá um prazer enorme em ver.
Um grande filme dos anos 70, que demonstra a qualidade dos filmes de Sydney Pollack. Robert Redford no seu melhor, e um dos melhores filmes de aventura que já presenciei.

Nota:

5 comentários:

Luís A. disse...

parabens pelo excelente blog. a tua crítica despertou-me a curiosidade...pela tua descrição é um pouco à maneira do danças com lobos. Não foi escrito pelo Coppola? Abraço e mais uma vez parabens

David Bernardino disse...

Jeremiah Johnson não foi escrito por coppola, mas sim, este e dança com os lobos sao semelhantes ocasionalmente. obrigado pelo interesse no blog e continua a visitar-nos!

Anónimo disse...

Assisti Jeremiah ,com Redford, no Bicentenário dos EUA e adorei. Concordo com as impressões da crítica, mas a cena que jamais esqueço é a do ataque de um pele-vermelha ao Jeremiah enterrado na neve até a barriga.O 'chief' desce de um monte nevado em slow motion, enquanto Jeremiah tenta preparar-se para resistir. Excelente. Uma das melhores cenas de faroeste que já vi. E olha que vi todas.

Anónimo disse...

Assisti ao 'Jeremiah Johnson' no Bicentenário dos EUA e concordo com as considerações dos críticos. No entanto a cena inesquecível do filme é aquela em que o herói, enterrado na neve até a barriga, é atacado por um 'chief' pele-vermelha descendo de cima de um monte de neve, e em slow motion.
Emocionante. Aliás, o Jeremiah é aquele mesmo personagem histórico que entrou no Kentucky antes de Daniel Boone e que em seriados televisivos aparece como o dono do armazém.

Anónimo disse...

Tirando a crítica do David Bernardino bem escrita o resto são disparates de ignorantes que so devem ver cinelixo.