quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Kozure Okami: Shinikazeni mukau ubaguruma

Título Original: Kozure Okami: Shinikazeni mukau ubaguruma
Título em Português: Lone Wolf and Cub III: Deambulando no Inferno
Realizado por: Kenji Misumi
Actores: Tomisaburo Wakayama, Go Kato, Isao Yamagata, Akihiro Tomikawa
Data:1972
País de Origem: Japão
Duração: 89 min.
M/16
Cor, Som







Este terceiro capítulo da saga Kozure Okami (Lone Wolf and Cub) quase que se equipara à maravilhosa instalação do segundo episódio - o melhor da série. A partir deste filme todo o resto da saga perderá (por um pouco) a magia, a novidade e a brutalidade dos contos narrados.
Baseando-se inteiramente nos mangas do mesmo nome, desta vez o filme aborda 4 episódios distintos: A trágica situação do crime cometido por três amigos, Itto paga a salvação de uma prostituta injustamente culpada, Daigoro perde-se e uma frente de batalha aliada à Yagyu confronta-se com o samurai solitário. Todas as histórias seguem à regra a estética de filmar japonesa - veja-se a regularidade e simetria dos planos e a violência floreada de tons poéticos - mas também existe algo de fenomenal: aquele tratamento das personagens típico de romance. Quanto a este aspecto, veja-se o dogmatismo espiritual de Ogami Itto quando aceita a salvação da prostituta ou quando aceita livremente combater qualquer um que o queira matar. A prestação de Tomisaburo - que iria influenciar até demasiado as personagens do género Jidai-Geki - é toda ela autêntica, construtiva e original ( se bem que hoje a podemos ver como um cliché). Veja-se também uma das mais perfeitas cenas em toda a saga: a cena final, no qual imensos homens lutam contra Daigoro e Itto, tendo este último uma dificuldade realista em os vencer, embora haja espaço para uma fantasiazinha típico dos herois carismáticos destes filmes. No final, a filosofia que permite o antigo-executor do império matar o general é extraordinariamente bem conseguida, já que o grande ponto forte desta saga são a construção das personagens e de diferentes filosofias que as regem.
Como diria o criador do manga, Kazuo Koike: "Uma obra é um sucesso, quando existem personagens carismáticas. As que conseguem carregar qualquer tipo de narrativa são as melhores." E no entanto, é exactamente isso que procuramos em Kozure Okami. Excelente!

Nota: 3/5

Sem comentários: