segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Alien

Título Original: Alien
Título Português: Alien: O Oitavo Passageiro
Realizado por: Ridley Scott
Actores: Sigourney Weaver, John Hurt, Tom Skerritt
Data: 1979
País de Origem: Reino Unido
Duração: 117 min
M/16
Cor e Som










Alien, a obra prima de ficção científica de Ridley Scott de 1979 ficou imortalizada pela cena em que o peito de John Hurt rebenta para dar vida a uma horrenda criatura. Alien conta-nos a história de uma nave espacial ocupada por 7 tripulantes que pára num planeta curioso aparentemente sem vida pa o investigar. Nesse planeta a tripulação descobre um campo daquilo que aparentam ser ovos. A partir do momento em que um destes ovos se abre e a criatura semelhante a uma aranha gigante salta do seu interior para se fixar à cara de um dos tripulantes este grupo de astronautas está condenado. O que esta criatura fez foi apenas plantar um ovo dentro do tripulante para que este o pudesse trazer à vida. O Alien nasce e eis a tripulação face a um extraterrestre assassino escondido na nave: o oitavo passageiro.
Este é sem duvida um filme assustador. Apesar dos efeitos especiais serem pouco avançados nos dias de hoje, o espectador não está isento de sentir uma forte tensão. Isto deve-se sobretudo ao ambiente que Scott consegue criar dentro da nave espacial. Os cenários sao escuros, silenciosos e só o facto de o espectador saber que existe uma criatura mortifera a vaguear pelas sombras já contribui para grande parte dessa tensão.
As actuações estão bastante convincentes e concordamos que as reacções da tripulação são as que qualquer ser humano inteligente teria: não há personagens que se vão meter na boca do lobo nem heróis que tentam salvar o dia à excepção de quando a tripulação ainda não está consciente do perigo que o alien representa. Sigourney Weaver poderia muito bem tem recebido um Óscar para o papel de Ripley com este filme, em vez de o ter conseguido através da sequela de Alien, Aliens.
Este é um filme muito bom para a sua época e que ainda hoje consegue bater muitos filmes de ficção científica/terror. Dentro da saga Alien apenas é batido pelo fabuloso Aliens, pois O Oitavo Passageiro é em certas ocasiões lento e previsivel, ao contrário do desesperante Aliens cuja história é totalmente imprevisivel e viciante. A crítica a Aliens estará disponivel brevemente neste blog.

Nota: 3/5

Outras Notas:
Miguel Patrício: 1/5

1 comentário:

Anónimo disse...

You giant panzies!! One star for alien ?!! Ahahahah! May a thousand face huggers stick in your spoted teenage faces!! Signed: Alienmother