quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Gangs of New York

Título Original: Gangs of New York
Título em Português: Gangues de Nova Iorque
Realizado por: Martin Scorsese
Actores: Leonardo DiCaprio, Cameron Diaz, Daniel Day-Lewis, John C. Reilly
Data: 2002
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 167 minutos
M/16Q
Cor, Som






Nova Iorque não é uma cidade qualquer. Em pleno século XIX, este lugar é dominado por uma estirpe variada, de todo o tipo de ladrões e burlões, os seus habitantes vivem do álcool, da corrupção, da violência e do crime. Há ricos e pobres, mas não há bons e maus. A cidade é dominada pelas lutas de tribos, que discutem entre si os diferentes bairros da mesma, através de autênticas batalhas campais, ao estilo da Idade Média europeia. Tudo começa com uma dessas batalhas, entre os Coelhos Mortos (Dead Rabbits), a tribo do pai do Padre (Priest), cujo filho é Amsterdam Vallon, e a tribo de Bill, o carniceiro. O Padre e Bill Cutting são os líderes das tribos que se defrontam, e eternos rivais. A batalha dá-se e o Padre é morto pelo seu arqui-rival Bill. O filho Amsterdam, ainda menino, assiste a tudo, vendo o seu pai cair neste campo de batalha urbano, sendo depois levado para um centro de educação do estado, por ordem de Bill.
15 anos depois, Nova Iorque está mudada. Bill Cutting é uma espécie de ditador nesta cidade, aniquilando todos os que lhe fazem frente e fazendo pagar impostos a todos os que nela habitam. Praticamente tudo é dele, em Nova Iorque, e todos lhe devem dinheiro. Amsterdam, após este tempo todo num reformatório, volta à cidade com o objectivo de vingar o pai. Conhece Johnny, um rapaz que o tentara ajudar a escapar quando ele foi levado para o reformatório, que passa a ser o seu grande companheiro. Quem também ele conhece é Jenny Everdeane, uma carteirista que o fascina, pela sua beleza e enigmatismo. Amsterdam inicia aqui o caminho pela vingança, aproximando-se de Bill Cutting, tornando-se próximo do mesmo. O personagem terá de enfrentar a possibilidade de ser denunciado ou de Bill o reconhecer, mas pelo pai, este jovem dispõe-se a fazer tudo.
Este filme é uma autêntica caricatura, excepto o paralelismo com a guerra civil dos Estados Unidos, que realmente existiu e devastou toda a nação. Mas a forma como esta sociedade, de uma maneira medieval, pela confusão no campo social, económico e jurídico (uma total desordem), de outra fascinante, por ser um autêntico conto de fadas dos tempos modernos, apesar da tremenda violência, é retratada e bem conseguida. Uma boa realização, aliada a grandes interpretações por parte de Leonardo Di Caprio, Cameron Diaz e Daniel Day-Lewis, juntamente com a magia do mundo de que já falei, tem como resultado final um filme atípico nos dias que correm.

Nota:


Outras Notas:
Miguel Patrício: 2/5

Sem comentários: