sábado, 17 de outubro de 2009

Public Enemies

Titulo Original: Public Enemies
Titulo Português: Inimigos Públicos
Realizado por: Michael Mann
Actores: Johnny Depp, Christian Bale, Marion Cotillard, Stephen Graham
Data: 2009
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 140 mins
M/12Q
Cor e Som








Foi com Collateral que Michael Mann iniciou uma revolução no seu próprio cinema, e introduziu um conceito de filme noir ressuscitado que a meu ver não resultou da melhor forma. Dois anos mais tarde reinventa Miami Vice de forma excepcional que dificilmente se explica. E aí abre caminho para a sua obra prima, Public Enemies, que junta o filme noir ao policial imagético de Miami Vice, acrescentando várias coisas. A primeira delas é Johnny Depp, que já ganhou estatudo de caracteristica de filme só por si, ou "coisa" como disse anteriormente. Sempre desconfiei um pouco deste matreiro, mas Public Enemies não me deixou margem para dúvidas. Principalmente quando o colocam ao lado de Christian Bale, meu actor de eleição, percebe-se o porquê de Depp ser um dos actores mais badalados da actualidade. Mas também talvez por ser dado a Bale um papel de desenvolvimento muito menor... Ora estamos na década de 30, em plena grande depressão, e se se quiser resumir o conceito bastará dizer que esta é a ascensão social dum criminoso, John Dillinger, que assalta bancos. Os bancos culpados pela crise americana. No entanto esta temática nunca é abordada directamente, sendo este espirito da película mais subentendível que propriamente exposto. John Dillinger é um herói.
O que torna Public Enemies o único candidato capaz de rivalizar com Inglorious Basterds (até agora) é o seu passo calmo e sóbrio, nunca pondo de parte as cenas de acção necessárias que nem sempre são complexas mas são sempre de uma intensidade preponderante, lembrando The Departed de Scorcese. Há também uma grande aposta na fotografia, lição aprendida com Miami Vice, demonstrando ambientes simples manipulados visualmente de forma a encher subrepticiamente o espectador. Christian Bale é o líder policial que persegue Johnny Depp, e mais uma vez, factor curioso, traz-nos um novo sotaque desta vez vincadamente sulista, uma interpretação muito boa, embora sem grande margem de manobra quando comparado com Depp por motivos de personagem. Uma banda sonora e ritmo expositivo tradicional e uma capacidade de prender o espectador pela sua trama envolvente que vai sempre aumentando de intensidade. Por vezes lembra There Will Be Blood nesse aspecto, embora Public Enemies não chegue a ser tão extremista quando a esse pouco uso de artifícios modernos na imagem, salvo uma ou outra câmara lenta necessária.
Public Enemies é talvez o filme do ano, e na minha opinião pessoal é mesmo superior a Inglorious Basterds.

Nota:

Outras Notas:
Pedro Silva:
Pedro Mourão-Ferreira:

1 comentário:

Pedro Silva disse...

Depois de lêr a critica gostava de sublinhar alguns aspectos. Primeiro, não concordo com o facto de Miami vice ser uma reinvenção excepcional, segundo foi o tempo que demoraste a perceber a qualidade de Johnny Depp e terceiro talvez Public Enemies não seja assim tão bom como o pintas. Sem dúvida que é um excelente filme, tendo tido oportunidade de o ver ontem por isso achar muito interessante a critica ter saido hoje. Mas tirando isto está uma excelente critica, obrigado e volta sempre.