quinta-feira, 3 de maio de 2007

Nueve Reinas

Título Original: Nueve Reinas
Título em Português: Nove Rainhas
Realizado por: Fabián Bielinsky
Actores: Ricardo Darín; Gastón Pauls; Leticia Bredice
Data: 2000
País de Origem: Argentina
Duração: 114 min.
M/12Q
Cor, Som






Nueve Reinas ,é a meu ver o estado maior da produção cinematográfica independente, na América do Sul.
O cenário, é a própria cidade de Buenos Aires, que se mexe com a mesma magia com que se mexe o próprio filme. Tudo em Nueve Reinas, desde as acções aos diálogos, passando pelos olhares e gestos, oscila em tom de dança, entre o Apimentado da narrativa, e o muito adocicado característico daquele continente. Os insultos soam sempre cómicos, e desde o primeiro instante que nos apercebemos da bondade das personagens, que contrasta com os actos das mesmas.
A oscilação nota-se também na filmagem, que por vezes é lenta, explorando os espaços as expressões e a luz, retirando-se dela dimensões maiores no filme. Sendo outras vezes rápida e intensa, com cortes rápidos, aguçando ainda mais o suspense.
Assim por entre perseguições e diálogos mais aprofundados, por entre golpes e algum romance desenvolve-se Nueve Reinas.
Dois vigaristas (não ladrões), juntos no mesmo local, partilhando a mesma técnica e o mesmo objectivo. Contudo, a confiança que nutrem um pelo outro, é exactamente aquela que se espera entre dois vigaristas. Deixando ambos na continua expectativa de qual será o golpe do “colega”. O espectador acaba também ele por se envolver neste jogo, procurando em cada palavra, em cada gesto, uma ponta de falsidade que demonstre quem engana quem.
Ao som da pura argentina Fábio Belinsky, premiado no Fantasporto, traz-nos a história de dois homens, com a vigarice como ofício, a viverem a experiência das suas vidas, muito dinheiro, que embora queiram repartir, desde cedo percebemos que só chegará para um.
Duas interpretações fantásticas de Ricardo Darin e Gastón Pauls coroam este filme muito animado, com a dinâmica de “Diários de Motocicleta”, o teor imprevisível e de dúvida de The Game e o estilo de The Departed.

Nota:

Sem comentários: