sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Razvod Po Albanski (Doclisboa 2008)

Título Original: Razvod Po Albanski
Título em Português: Divorce Albanian Style
Realizado por: Adela Peeva
Data: 2007
País de Origem: Bulgária/Albânia
Duração: 65 minutos
M/16
Cor, Som











Na introdução a este Razvod Po Albanski, Adela Peeva desejou ao público não que gostasse do filme mas que o sentisse e o compreendesse. Razvod Po Albanski faz jus a esse comentário, do ponto de vista documental, pouco ou nada traz de novo tornando-se uma obra especialmente válida pela brilhante recolha de daos e restante trabalho investigativo, que fazem deste filme uma poderosa arma de denuncia a mais uma das atrocidades dos micro-governos comunistas como era o Albanês de Enver Hoxha.
Assim a narrativa de cada uma das 3 histórias que compõem o documentário é feita na primeira pessoa pelos seus 3 intervenientes, agora todos idosos. Ás palavras dos narradores pouco há a acrescentar, elas valem por si e a sua força reside mesmo em quem as conta, pessoas que sentem ainda hoje mais de 20 anos depois as repercussões da perseguição do governo de Hoxha. Um homem que perdeu 18 anos da sua vida apenas por ter uma esposa estrangeira, uma mulher eternamente exilada.
É na face dorida e marcada de todas estas pessoas que reside a génese deste Razvod Po Albanski, e é pela dureza das histórias contadas que Adela Peeva não ousa sobrepor mais nada a força de cada um dos episódios que os próprios intervenientes transformam em palavras com voz trémula.
Sendo assim poderíamos deduzir que Peeva já pouco teria que fazer, mas aí reside o grande mérito desta poderosa documentalista Búlgara, que fará prova de tudo o que é narrado, com documentos das instituições policiais da época. Mas Peeva vai mais longe ainda e irá encontrar os agentes que encarceraram cada uma destas pessoas, homens e mulheres alguns deles sem qualquer formação. Coincidência ou não, todos eles vivem e dormem bem, alguns deles até ocupam ou já ocuparam importantes cargos no estado Albanês, e nenhum deles encontra necessidade de pedir perdão.
Razvod Po Albanski, apesar do que possa parecer é muito mais um filme humano, que um filme politico, e é nesse ponto que acabam por ser chocantes os dados que nos são apresentados. Uma obra documental recomendada para todos os que procuram um profundo trabalho de investigação, preterindo a vertente cinematográfica do documentário.


Nota: 3/5

1 comentário:

Wandike disse...

Amigo, estou tentando localizar o documentário de Adela Peeva "Divórcio a albanesa". Sabe como posso conseguir?