sábado, 12 de julho de 2008

Vanishing Point

Título Original: Vanishing Point
Título em Português:
Vanishing Point
Realizado por:
Richard C. Sarafian
Actores
: Barry Newman, Cleavon Little
Data:
1971
País de Origem:
EUA
Duração:
98 min.
M/16Q

Cor, Som











O ano é 1971, o realizador Richard C. Sarafian, de quem quase nada se tinha ouvido falar antes deste filme, e pouco se ouviria depois deste (com clara injustiça).
Este Vanishing Point que veio a inspirar clássicos como Mad Max, e Smokey and The Bandit, bem como todo um género de filmes de acção automóvel , contudo este filme de Sarafian, vai muito além dos seus sucessores. Vanishing Point, passa de um mero filme de accção para uma dimensão algo maior…
A película centra-se na história de Kowalsky, um condutor solitário, que mais que isso será o padrão que define o clássico “vencido da vida”, um homem que arriscou muitos ofícios sem que em algum tenha vingado verdadeiramente. Assim, num momento tão inesperado como o são as verdadeiras revoluções, este fracassado na vida comum, opta por tentar vingar na desobediência, recusando-se assim a parar perante ordem policial.
Começa assim a base que nos irá acompanhar durante todo o filme, assim durante cerca de hora e meia acompanha-mos esta viagem e através dela descobrimos o passado desta figura tão comum, que se torna num revolucionário involuntariamente, sendo guiado por um Dj de rádio cego, e seguido por centenas.
Kowalsky, transforma-se no herói de uma revolução fantasma, por algo tão inócuo quanto não se deter, e é nesse laivo de desobediência aparentemente tão mesquinho que reside todo o sarcasmo deste filme, este herói que explode numa sociedade americana em pleno auge do movimento Hippie e eclosão do Punk. Assim com o festival de Woodstock (1969) e o Maio de 68 ainda bem presentes na memória, este filme vem re-afirmar como os actos mais simples se podem revelar os mais decisivos (ainda que o final saiam gorados como aconteceu com a greve francesa e com o próprio Kowalsky) continuam a valer a pena só pelo simples facto de terem existido. Nessa base, Vanishing Point, revela-se fantástico, um autentico grito anarquista a alta velocidade.

Nota:5/5

1 comentário:

pvieira91 disse...

Boas,

Mais um excelente comentário. Gostaria de fazer parceria convosco, http://ptcv-movies.blogspot.com respondam na nossa Cbox.
Teria muito gosto de contar com a vossa parceria. E mais, caso algum dos criticos, que aqui revelam a sua cultura, queira participar no nosso projecto aceitamos logo.
Estamos a precisar de criticos.