sábado, 2 de junho de 2007

Zodiac

Titulo Original: Zodiac
Titulo Português:
Zodiac
Realizado por: David Fincher
Actores: Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Robert Downey Jr
Data: 2007
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 158 minutos
M/16
Cor e Som






A expectactiva era alta, a crítica elegia-o como o melhor da carreira de Fincher, realizador cujos filmes muito me agradam (Fight Club, Se7en, The Game), conta com com a presença de Robert Downey Jr, que na minha opinião chega a 2007 a valer um possivel titulo de um dos maiores actores desta década.
A minha predisposição quando me sentei na cadeira do cinema, estava longe de ser imparcial, queria que Fincher me surpreendesse naquele momento, queria chegar aos 10 minutos de filme totalmente envolto naquela perspectiva anacrónica a que Fincher nos habituou, quem viu Se7en e The Game, sabe ao que me refiro.
Contudo aos 10 minutos o filme evoluía rapidamente, interessantemente, mas dentro dos parâmetros da normalidade, e não nos parâmetros de Fincher.
A história, baseada em factos verídicos, evoluía cada vez mais próxima da realidade, cada vez mais próxima da abordagem que lhe deu Robert Graysmith, no seu livro. Graysmith, que é tambem ele um personagem do filme, interpretado por, um seguro, mas não surpreendente, Jake Gylenhall. E a acção lá vai oscilando, ora pela investigação policial, dando-nos uma ideia dos possíveis suspeitos, ora pela vida dramaticamente pacata de Graysmith.
Graysmith que se virá a interessar por este Zodiac, um assassino que publicita os seus ataques nos jornais, exigindo primeiras páginas, e envia enigmas para as redacções.
Na investigação temos David Toschi, interpretado por Mark Ruffalo, que acaba por ficar desiludido e desistir de Zodiac. Todos os suspeitos vão sendo ilibados, a razão principal, pela sua letra não coincidir com as cartas que Zodiac envia.
Por fim, Paul Avery (Robert Downey Jr),um jornalista sensacionalista, em busca do mediatismo também ele se vai envolver no caso de Zodiac, a ânsia pelo mediatismo de Avery irá ao encontro da ânsia pelo mesmo de Zodiac, sendo interessante a relação virtual entre os dois.
Passados vários anos do encerramento da Investigação, Graysmith envolve-se nela, tentando levá-la até ao fim e descobrir a identidade de Zodiac.
Um policial com ritmo de acção, que nos mantêm na expectativa, mas que raramente nos surpreende.
A destacar, a exploração emocional das personagens, muito bem conseguida sendo elas, mais que o enredo, o principal factor de interesse de todo o filme, que nos coloca num papel avaliador onde tentamos descobrir indícios em cada olhar ou gesto.
Fincher, optou por fazer um filme diferente, é errado criticá-lo por isso, até porque o resultado é bastante bom contudo nós público, egoístas por natureza, saímos do cinema, a pensar onde estão os pormenores de fincher, onde está a camâra dentro da fechadura quando a chave entra?
Não está, porque este filme é diferente, com propósitos diferentes, mas cá estamos nós egoistas como sempre, a afirmar que por muito que gostemos de chocolate de leite, quando compramos chocolate branco queremos que saiba como tal.

Nota: 3/5

Outras Notas:

David Bernardino:

1 comentário:

Anónimo disse...

Nao esta nada mal, so acho que vale a pena ver tambem o filme "The Zodiac" feito antes deste que apesar de nao ser muito bom, retrata melhor os crimes sem fantasiar e focasse mais nestes