domingo, 30 de setembro de 2007

Vacancy

Titulo Original: Vacancy
Titulo Português: O Motel
Realizado por: Nimród Antal
Actores: Kate Beckinsale, Luke Wilson
Data: 2007
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 80 mins
M/16
Cor e Som










Dentro do rol dos filmes medianos, há sempre um ou outro que se destaca por fazer o que milhares de filmes anteriores fizeram, mas de forma muito original, tornando-se assim filmes bastante acima da média. Vacancy é um desses filmes (juntamente com Chaos, ou Die Hard). Vai pegar numa premissa que não poderia estar mais batida: o casal sai da estrada, o carro avaria-se e eles ficam presos num local inóspito habitado por canibais ou assassinos. Mas apesar desta premissa, Vacancy emerge de entre os seus comuns através de pormenores deliciosos que o distinguem, e muito, pela positiva. Pormenores como o casal ter uma história que é contada naturalmente entre os diálogos, pormenores como a acção se passar dentro de um quarto de hotel, num ambiente de claustrofobia, e principalmente o pormenor das personagens serem inteligentes num filme deste género, e de facto raciocinarem para sair daquela situação! Estes três pormenores principais acabam por coagir e fazer de David Fox e Amy Fox personagens bastante ricas num thriller de terror, ainda por cima quando interpretadas por actores brilhantes como Luke Wilson e Kate Beckinsale. Aliás diga-se que se não fosse pela interpretação destes dois actores, muito provavelmente o filme não seria tão bom. Imagine-se Paris Hilton na Casa de Cera... Voltando ao início da crítica, existem muitos outros factores que tornam Vacancy diferente dos outros, como o movimento de camera ou a fotografia, ou até mesmo os erros que os vilões cometem como qualquer ser humano cometeria. Depois o facto de ser um filme de 80 minutos (créditos e genérico incluidos) faz com que o filme não se alargue a nada mais do que aquilo que pretende ser. A história acaba e acaba o filme, nada de inventar improvisos. É uma história linear, de grande suspense sem intervalos, que segue uma linha pré-estabelecida e acaba por ser apenas aquilo a que se propôs, o que resulta num filme muito credivel, apesar de partir duma ideia tresloucada. Falta-lhe bastante para ser um filme de culto, mas o facto de não ser pretencioso e se distinguir no meio do magote já lhe dá um lugar, ainda que pequeno, entre os melhores.

Nota: 3/5

Outras Notas:
RMC: 1/5
Pedro Mourão-Ferreira: 3/5

2 comentários:

Rmc disse...

Com house of wax na memória, este Vacancy mergulha de cabeça para o cada vez maior "molho" de filmes de suspense/terror á americana.
Adormecido numa história desinteressante e muitas vezes previsivel, vacancy faz-se valer apenas pelas interpretações que o colega David destaca, Luke Wilson e Kate Beckinsale, e também por alguns esgares de suspense e surpresa que muito de vez em quando nos animam.Excepção feita a estes pequenos pormenores, Vacancy é um filme banal e na sua forma inferior a filmes como House of Wax, Hostel, Cabin Fever etc.
Assim Vacancy que até conta com uma boa premissa, revela-se um filme que se desvanece como areia e que após 3 dias de o termos visto já nem recordamos.


Nota:5.5/10

Anónimo disse...

com o respeito devido ao blogger david bernardino, este filme é tão irrelevante e previsível que só com gritos de pessoas na sala de cinema é que deu para sentir emoção. :P